in

UM PAÍS NO LIXO

bennet2Bcartum2Bbrasil2Bpandemia
Poucas coisas são mais terríveis do que a situação de pessoas passando fome. Há muito não se via tanta gente miserável, desesperada.

bennet2Bbrasil2Bde2Bbolso
Ontem circularam imagens de pessoas pegando comida no caminhão do lixo. Na Venezuela? Em Cuba? Não, em várias cidades do Brasil, como Fortaleza. Prometeram que, se o PT voltasse ao poder em 2018, o Brasil viraria uma Venezuela. Cumpriram! Mas não teve nada a ver com o PT. 

bennet2Binflacao2Bmaior
Ah, a inflação é internacional. Não tem nada a ver com Bolsoguedes, juram os poucos bolsominions que ainda restam. Então: Brasil terá inflação maior que 83% dos países no mundo. Não tem desgraça no planeta que o pior governo de todos os tempos não possa fazer pior.

bennet2Bcartum2Bnando2Bmotta
Ontem li uma matéria estarrecedora da revista Piauí sobre a fuga de cérebros. Como com Bolsonaro o Brasil virou oficialmente um país negacionista e anti-ciência, um país que persegue professores e pesquisadores e que odeia a universidade pública, muitos cientistas que podem sair estão indo embora para não voltar nunca mais. 

bennet2Bdiaspora
Em valores corrigidos pela inflação, a área da ciência e tecnologia no país recebeu menos recursos em 2020 do que em 2009. O CNPq perdeu 90% do seu orçamento de fomento em dez anos, passando de R$ 263 milhões em 2010 para apenas 24 milhões no ano passado. Como explica a bióloga Mercedes Bustamante, da UnB, “Não é só a falta de dinheiro, é o desgaste do combate. Falta de dinheiro a gente já enfrentou, mas não ficava levando tapa na cara e sendo atacada o tempo todo”.

bennet2Bdudu2Bsheik2Be2Bfome
Helena Nader, da Unifesp afirma que levará décadas para reconstruir o que foi destruído. E, pra lamentar a queda no número de inscritos no Enem (a taxa mais baixa em treze anos), ela acerta em cheio: “Mais trágico do que a evasão é a não formação de cérebros. As pessoas que a gente deixa de formar não voltam mais.”

Enquanto isso, Dudu Bananinha torra nosso dinheiro num passeio a Dubai com a família, e seu pai tenta ter alguma chance nas eleições do ano que vem aumentando o Bolsa Família (só durante a reeleição!) que ele sempre desprezou…

O post “UM PAÍS NO LIXO” foi publicado em 19th October 2021 e pode ser visto originalmente na fonte Escreva Lola Escreva

Companhia Ituana de Saneamento retoma cronograma de visitas das Escolas Municipais à ETA Rancho Grande

Itu terá vacinação contra Covid-19 no sábado