in

Obras da Barragem do Piraí começam em 2022 prometendo trazer água para Itu

O governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou nesta terça-feira (26/10), em Indaiatuba, a liberação de R$ 70 milhões para a construção da Barragem do Piraí.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, falou sobre a novidade. “O Governo do Estado mostrou-se sensível às necessidades dos municípios do interior paulista, diante da mais rígida estiagem dos últimos 91 anos, colaborando com investimento dessa obra indispensável para o reforço do abastecimento hídrico”, comentou.

O deputado federal Herculano Passos também esteve no evento e discursou. “”Hoje nós estamos aqui anunciando este recurso para fazer um investimento enorme para termos água em quantidade e qualidade para o futuro. Para as nossas cidades aqui da região se desenvolverem de uma forma organizada”, disse, ao lado da ex-deputado estadual Rita Passos.

Com capacidade de armazenamento de 8,7 bilhões de litros de água e que ampliará o volume de captação inicialmente das cidades de Itu, Salto e Indaiatuba. Posteriormente, Cabreúva, que juntamente com esses municípios forma o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), será contemplada com a obra.

“A barragem do rio Piraí vai garantir água pelas próximas décadas para a população de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva. O Governo do Estado está aportando R$ 70 milhões para que o consórcio dos municípios possa ainda neste ano abrir a licitação e, no primeiro semestre do ano que vem, iniciar as obras da barragem”, afirmou Rodrigo Garcia.

Com 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d’água de 1,3 quilômetros quadrados, a barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa de Itu e Salto. A licitação para execução da obra está prevista para este ano e a construção, que será coordenada pelo Daae (Departamento de Águas e Energia Elétrica), deve ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Estiveram em Indaiatuba também os prefeitos de Indaiatuba, Cabreúva e Salto, respectivamente, Nilson Alcides Gaspar (presidente do CONIRPI), Antônio Carlos Mangini, e Laerte Sonsin Júnior, e de parlamentares. Itu também esteve representada pelo vice-prefeito de Itu, Luciano Alves Ribeiro, pelo superintendente da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), Reginaldo Santos, secretários municipais e vereadores.

O post Obras da Barragem do Piraí começam em 2022 prometendo trazer água para Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu.

O que achou disto?

Proposto pra pensar por Carlos Diego

Empresário diz que precisou investigar por conta própria ladrões de sua empresa

Multinacional tem oportunidade de emprego na região de Itu