in

Empresário faz ação para ajudar atingidos pelas chuvas em Petrópolis

Bombeiros em trabalho de busca nos deslizamentos de terra das chuvas em Petrópolis (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Já são 183 os mortos confirmados desde o temporal que atingiu Petrópolis/RJ no dia 15 de fevereiro, segundo informado pela Agência Brasil nesta terça-feira (22). Uma semana após a tragédia, 111 mulheres perderam suas vidas, o que representa 60,6% do total das vítimas. As outras 72 pessoas que vieram a óbito são do sexo masculino.

Os dados estão sendo divulgados pela Defesa Civil municipal e pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Ainda conforme os números atualizados, dos 183 mortos, 32 são crianças. O Instituto Médico Legal (IML), vinculado à Polícia Civil, é o responsável pelo processo de identificação das vítimas. Até o momento, 152 corpos foram liberados para sepultamento.

O sentimento de tristeza e consternação tomam conta da nação. Há quem transforme o luto em vontade de ajudar, como é o caso do empresário Klaus Schuster, 25 anos. Ele está realizando uma ação para arrecadar donativos para os sobreviventes, já que muitos perderam tudo após a tempestades.

“Sou nascido e criado no Rio de Janeiro, e na infância viajei várias vezes para Petrópolis. Me mudei para Itu no começo do ano passado”, conta Schuster. “Logo que cheguei percebi que o povo ituano era um povo muito receptivo e sempre disposto a ajudar”, conta o empresário.

“Quando a tragédia ocorreu em Petrópolis eu quis ajudar, e vi que no Rio de Janeiro havia bastante ações de arrecadação acontecendo e bastante gente se mobilizado. Aqui em Itu não cheguei a ver nenhuma. Eu sabia que sozinho talvez não conseguisse causar um impacto muito grande, mas se bastante gente se mobilizasse a gente poderia fazer uma diferença significativa”, prossegue ele, que idealizou uma ação para arrecadação de doações pela internet.

“Acho que a mensagem mais importante é a seguinte: nós podemos ser a resposta de oração de uma pessoa. Só precisa uma pessoa se levantar e dar o primeiro passo para que muitas outras também se mobilizem. Sou só um cara que decidiu juntar doações e ir dirigindo com o próprio carro para poder ajudar o próximo, minha esperança é que mais pessoas façam o mesmo. Posso não conseguir mudar o mundo todo, mas com certeza posso fazer a diferença no mundo de uma pessoa”, continua o empresário.

A ação consiste na arrecadação de roupas, itens de higiene e água mineral para os desabrigados. Schuster irá dirigindo até o Rio de Janeiro neste sábado (26), levando quantos donativos puder carregar em seu carro. “Vou continuar coletando o máximo de doações possíveis. Preciso tentar recolher tudo até quinta-feira (24) de noite ou sexta (25) de tarde. Enquanto houver espaço dentro do meu carro eu vou continuar enchendo ele com as doações”.

Klaus Schuster tem recebido um ótimo retorno quanto à campanha e espera por mais doações. “Recebi mensagem de bastante gente e fico muito feliz que mais pessoas queiram fazer parte disso”, afirma. Quem quiser ajudar, basta entrar em contato com o empresário através do Instagram e combinar. O perfil é @klaussf.

O post Empresário faz ação para ajudar atingidos pelas chuvas em Petrópolis apareceu primeiro em .

Ancestraliza Quirino Dias Apinajé, Katam Kaàk, liderança histórica do povo Apinajé do norte do Tocantins

CHEGA DE MAMATA, PLANOS DE SAÚDE: ROL TAXATIVO MATA