Nesta segunda-feira, 2, os alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas. Foi liberada presença de 100% dos alunos, mas com a impossibilidade de seguir os protocolos de distanciamento de um metro, a solução encontrada foi o revezamento. Em algumas escolas, com mais demandas presenciais, a solução foi organizar 50% dos alunos em uma semana, a outra metade vai na outra.
Segundo a dirigente da Diretoria de Ensino, Josimarie Julio, em Itu, “mais de 98% dos profissionais de Educação estão vacinados com pelo menos a primeira dose da vacina. Os que não se vacinaram foi por opção, dado que foi garantido da vacina a todos. Temos ainda 1% dos profissionais que integram o grupo de risco estão ainda em teletrabalho, no aguardo da 2ª dose e retornam presencialmente após 14 dias”.

Na Diretoria Regional, que abriga além de Itu, Salto, Boituva, Cabreúva, Cerquilho, Iperó, Porto Feliz, Jumirim e Tietê, há 2.430 profissionais na educação e 38.085 alunos matriculados. Destes alunos, 65% optaram pelo retorno presencial. “ Esse percentual está aumentando pois os pais estão se sentindo seguros com as medidas e os cuidados realizados pelas Unidades Escolares e alterando a opção pelo retorno”, diz Josiane.
Na Escola Rogério Lázaro Tocheton, no São Luiz, cartazes com frases positivas foram colocadas em diversos locais, espalhando incentivo. “Foi muito ruim ver essa escola vazia, sem vida” ressalta a diretora Edicéia Tomba.

Os alunos do grêmio estudantil recepcionaram os colegas com música, logo na entrada. A nota é de esperança, com novos tempos. E com muitas novidades: a unidade será uma das que se torna de Ensino Integral no próximo ano. Os alunos do nono ano do Ensino Fundamental estão resistentes com a mudança. “Tudo que é novo assusta um pouco”, explica a professora Mariana Mesquita Alves.
A partir de 2022, outras duas unidades escolares estudais também passam a oferecer ensino integral: “Prof. Cícero Siqueira Campos” (Jardim Convenção) e Prof. Pery Guarany Blackman” (Vila Roma). A cidade já tem este sistema de ensino na Prof. Salathiel Vaz de Toledo (Rancho Grande), Prof.ª Priscila de Fátima Pinto (Vila Lucinda) e EE Prof. Antonio Berreta (Vila Gatti) .
Além desta novidade, o Ensino Médio de 2022 também terá uma nova grade curricular. As coordenadoras se já se atualizam, pois as disciplinas serão divididas em áreas do conhecimento organizados em unidades curriculares: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas/Sociais e Formação Técnica/Profissional.

Os jovens do grêmio irão usar de seu carisma para explicar aos colegas a nova carga horária. “Vamos fazer uma apresentação bem dinâmica, bem didática”. “Este Ensino será muito bom, mas quem não quiser poderá pedir transferência para outra escola”, destaca a dirigente de Ensino, , que visitava a escola e acompanhou os protocolos de sala em sala.
Ela ressalta que a novidade do semestre é o ensino híbrido, através do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP): os alunos de casa acompanham as aulas ao vivo, ao mesmo tempo em que os que estão presencial. “O governo investiu muito nas escolas, isso foi um saldo muito positivo para nós”, diz.
Alguns alunos também reclamam da máscara, mas a minoria. Talvez esta seja a vantagem de estudar on line, mas o contato interpessoal não tem preço, e a grande maioria está feliz em retornar…
O post Volta às aulas na rede estadual: máscaras, receios e revezamentos apareceu primeiro em Jornal de Itu.