Neste mês de fevereiro, o serviço de atendimento de resgate nas rodovias sob concessão da Via Colinas, do grupo Via Appia, passou a ser realizado por equipe própria. Até então, os equipamentos hospitalares, veículos e profissionais de saúde eram fornecidos por uma empresa especializada terceirizada.
A mudança trouxe uma série de melhorias, incluindo a modernização da frota de ambulâncias, novos equipamentos médicos e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a definição de protocolos para reduzir o tempo de resposta e a atuação de médicos reguladores 24 horas por dia no Centro de Controle Operacional (CCO). Esses profissionais coordenam os resgates e direcionam as vítimas aos hospitais mais adequados, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente. Apenas em 2024, foram mais de 83 mil pessoas atendidas nos 307 quilômetros administrados pela concessionária.
A internalização deste serviço está alinhada com o pilar fundamental do grupo Via Appia: o “Respeito à Vida” e a segurança dos clientes das rodovias. O Grupo compartilha do compromisso adotado por países referência em segurança viária, como a Suécia, que, por meio da política Vision Zero, busca eliminar fatalidades e ferimentos graves no trânsito. Nenhuma morte prematura é aceitável.
“Nosso objetivo é, além de otimizar os resultados operacionais, proporcionar uma experiência ainda mais segura e satisfatória para todos os nossos clientes, com foco na excelência dos serviços prestados”, relata Diogo Elias Stiebler, diretor de Operações da Via Appia.
Agora, as equipes contam com novas ambulâncias e mais de 400 equipamentos e itens de última geração, permitindo respostas mais rápidas e precisas em ocorrências que vão de mal súbito a sinistros graves. Além disso, a concessionária implantará um programa contínuo de capacitação e especialização dos profissionais das equipes médicas, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente.
“Estamos muito orgulhosos dessa nova fase. Este é um marco para a concessionária e para a qualidade do atendimento pré-hospitalar em nossas rodovias. Assumimos essa missão com tecnologia de ponta e equipes treinadas para enfrentar qualquer cenário”, explica Anderson Roberto Santos, coordenador Enfermeiro APH.
A equipe de resgate é formada por 60 profissionais, entre socorristas, condutores e médicos reguladores, todos treinados e equipados com ferramentas elétricas de resgate e materiais para estabilização de veículos e vítimas, garantindo mais segurança e eficiência nas ocorrências.
“Além de elevarmos a qualidade do atendimento, garantimos mais segurança para nossa equipe e reforçamos nosso compromisso com a sociedade. Cada atendimento é uma oportunidade de salvar vidas, e estamos sempre evoluindo para oferecer um serviço ainda melhor”, comenta o Dr. Frederico Savi, coordenador Médico APH.
O Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar
O serviço de resgate da Via Colinas é gratuito e funciona 24 horas por dia. Para solicitar atendimento, basta acionar um dos 565 telefones de emergência ao longo da rodovia ou ligar para o 0800-703-5080 (opção 2).
Sobre a Colinas
A Via Colinas, parte do Grupo Via Appia Concessões, integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo e é responsável pela operação e manutenção de 307 quilômetros ao longo das rodovias SP-127, SP-280, SP-300, SP-75 e SPI 102/300.
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Publicado em February 19, 2025.
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