Os vereadores Mané da Saúde, Célia Rocha, Pastor Donizete, Marcos Moraes, Sérgio Castanheira, Luizinho Silveira, Ricardo Giordani e Thiago Gonçales (foto) aprovaram, em duas longas sessões extraordinárias que duraram 12 horas nesta terça-feira (27), 11 projetos do prefeito Guilherme Gazzola. Normino da Rádio, presidente da Casa e também apoiador do Chefe do Executivo, não vota.
Um dos principais projetos foi a criação de mais quatro Secretarias: de Relações Institucionais; de Agricultura; de Compliance e Transparência e Secretaria Municipal de Habitação – que antes atrelada à Secretaria de Planejamento, e foi extinta quando Gazzola assumiu, em 2017.
Segundo o projeto, haverá a criação de 13 novos cargos comissionados de agentes políticos, com altos salários: controlador, secretários, chefes de gabinete e adjuntos.
O projeto não especifica quantos cargos efetivos serão admitidos ou remanejados. Atualmente, a Secretaria que tem menos funcionários, entre efetivos e comissionados tem dez servidores.
Os vereadores de oposição fizeram longos discursos contra o projeto. “Se é bom, porque foi enviado em cima da hora para nós?”, questionou Patricia da Aspa.
“Se é bom, qual o motivo de nenhum vereador de base defendê-lo?”, opinou José Galvão, já que os representantes do Legislativo submissos ao prefeito apenas votaram a favor, sem discutir o texto. Ele também lembrou que o prefeito se elegeu prometendo cortar cargos.
No decorrer da sessão, a maioria dos vereadores que apoiam Gazzola ficaram na antessala do Plenário, e entravam apenas para apertar o sim.
A Secretaria de Compliance e Transparência foi motivo de ironia por parte da vereadora Maria do Carmo. “Veja, só, que chique! Criar um departamento de Transparência é muita cara de pau deste prefeito!”. Os vereadores ainda lembraram das dificuldades em se obter informações da Prefeitura através dos requerimentos.
O vereador Eduardo Ortiz lembrou que falta um aparelho de ressonância magnética para a Santa Casa e que o valor gasto com essa criação de cargos daria para comprar o equipamento. Ele se emocionou ao lembrar de um amigo que faleceu sem fazer o exame.
Outros projetos
Foram votados mais dez projetos. Iremos explicar sobre eles em outras matérias. Para ver todos eles, clique aqui.
O post Vereadores que apoiam o prefeito aprovam criação de mais quatro Secretarias apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em June 28, 2023.
O post “Vereadores que apoiam o prefeito aprovam criação de mais quatro Secretarias” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️