in

Vereadores de oposição apresentam projeto de auxílio aos servidores

Os vereadores Maria do Carmo Piunti, José Galvão, Eduardo Ortiz e Patricia da Aspa protocolaram na Câmara um projeto de Lei para que a Prefeitura conceda um auxílio aos servidores municipais concursados, para compensar a perda que eles tiveram com a exclusão do Abono Aniversário.

Eles chegaram a pedir emergência na votação, mas o pedido foi rejeitado.  “É uma pena pois assim os funcionários que fazem aniversário em março ficarão sem este dinheiro. Muitos deles contavam com o Abono Aniversário para pagarem contas e ficaram desolados sem esta ajuda. Não tem problema sobre questão orçamentária, pois já estava previsto no orçamento o valor do Abono”, destacou o vereador Eduardo Ortiz.

Ele ainda aproveitou para falar sobre sua indignação com o gasto da Companhia Ituana de Saneamento em mais de um milhão de reais com propaganda. “Na Audiência Pública de sexta-feira, fiquei surpreso com esse valor: existem os sites da Cis, da Prefeitura, as redes sociais. É absurdo esse valor, daria para comprar vários respiradores para a população”, lamentou.

A Audiência Pública da Cis também foi tema na Palavra Livre da vereadora Patricia da Aspa. “Recebo todos os dias reclamação de diversos bairros com falta de água, água fraca ou água escura e com um odor ruim. Imaginem quem tem crianças ou idosos em casa?”

A vereadora também falou sobre Hospital de Campanha, onde, segundo ela, as pessoas estariam com dificuldade para serem atendidas e também destacou o grande número de animais abandonados nas ruas. “Isto é crime”, lembrou.

A vereadora Maria do Carmo lembrou que o Centro de Zoonoses, na Vila Progresso, precisa de um local mais adequado, pois quando foi fundado não havia tantas residências e apartamentos próximos ao local, e que também sua estrutura é a mesma desde então, mas a população animal cresceu muito desde então.

Ela também demonstrou preocupação da população com as medidas de protocolo no combate ao Covid-19. A vereadora Célia garantiu que eles estão de acordo e que denúncias são prontamente fiscalizadas.

Sobre o projeto de lei, ela destacou que  o projeto é autorizativo e que não é inconstitucional.  “Se o projeto fosse iniciativa do Executivo, ele poderia sofrer sanções do Ministério Público. O orçamento existe também”, destacou a vereadora.

Ela criticou a rapidez em que o Abono foi retirado, “enquanto sobre a Leia da reforma administrativa não teve a mesma pressa em cumprir a norma judicial”.

O vereador Thiago Gonçales disse que é um dos principais interessados em resolver a questão do Abono Aniversário e que o projeto de lei de um auxílio emergencial ao servidores não resolverá o problema. Ele destacou que o deputado Dirceu Dalbem doou uma ambulância para Itu, no valor de R$ 150 mil, que os deputados André do Prado e Márcio Alvino enviarão R$ 1 milhão para ser usado na Saúde. “Eu fico feliz por deixar esse legado para a cidade”, finalizou.

Homenagens

Foram votados, em discussão única, dois Projetos de Decreto Legislativo: proposto pelo vereador Normino José de Oliveira, que concede Título de Cidadania Ituana à Catharina Ariola de Souza; e de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a Concessão do Diploma e Medalha Mulher Ituana à Josimarie Julio.

Ambas proposituras foram aprovadas por unanimidade dos presentes e seguem para sanção do Presidente da Câmara.

O post Vereadores de oposição apresentam projeto de auxílio aos servidores apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Cimi leva nesta quinta (4) o problema das invasões às Terras Indígenas à diálogo sobre Meio Ambiente no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Companhia Ituana de Saneamento conta com novo superintendente