in

Vereador Eduardo Ortiz aponta problemas na UPA

“Uma única UPA não é suficiente para atender toda a população da cidade”, disse Eduardo Ortiz (Foto: Divulgação/Câmara)

Durante a Palavra Livre da sessão ordinária da última terça-feira (1º), o vereador Eduardo Ortiz (MDB) levantou alguns relatos que recebeu sobre a situação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Nossa Senhora Aparecida. Ele disse que irá reunir todos os relatos e fazer uma solicitação de melhorias à Secretaria Municipal de Saúde, pois acredita que algumas situações são “até fáceis” de solucionar.

Ortiz disse que a mudança anunciada pelo secretário Tiago Texera em audiência pública sobre o retorno de pacientes para resultados de exames ainda não foi efetivada. “Ele havia dito que a orientação ao voltar para ver os resultados, o paciente seria encaminhado diretamente ao médico, sem necessidade de nova ficha ou triagem. Essa alteração precisa ocorrer com urgência”, cobrou o vereador.

Segundo ele, essa situação tem gerado filas e superlotação na UPA. “A gente vê pessoas aguardando atendimento até mesmo sentadas no chão ou nas escadas”, frisou. Outro ponto levantado é a insuficiência de cadeiras de rodas na unidade, sendo que algumas estão quebradas. “Uma única UPA não é suficiente para atender toda a população da cidade”, disse Ortiz, que acredita na gestão do atual secretário.

Elaine do Posto (PMB), durante sua fala, comentou sobre a situação da saúde também. Segundo ela, nos últimos oito anos, os funcionários não tinham “voz e vez”. “Eu já consigo ver algumas melhorias na área da saúde”, declarou a vereadora, apontando que ainda há muito a ser feito no setor. Já Balbina de Paula Santos (PP) disse que são apenas 100 dias de governo. “Como é que pode a pessoa vir aqui e cobrar algo que está sendo resolvido?”, questionou.

Outros assuntos – Ortiz também criticou não ter sido convidado para uma reunião dos vereadores com o secretário de Obras, Thiago Maia. “Essas atitudes não são nada estratégicas, na verdade nada inteligentes, pois ao sabermos o trabalho de cada secretário certamente teremos a oportunidade de apoiarmos os projetos e, com certeza, até parabenizar a administração”, disse.

“O tempo passa, os vereadores mudam… mas não mudam!”, frisou Ortiz. Já o líder do governo Thiago Gonçales (PL) apontou que as reuniões são voltadas aos vereadores da base, onde são tratados assuntos pertinentes aos integrantes do governo.

O vereador também comentou sobre um requerimento enviado à Secretaria Estadual de Saúde sobre o cumprimento de uma lei para a divulgação da fila da vaga CROSS, uma vez que ele não encontrou nos canais do Governo do Estado. Em resposta, foi informado que a divulgação começou pelos pacientes oncológicos e que a lista pode ser consultada pelo aplicativo do Poupatempo. Ortiz disse que o cumprimento da lei “anda com passos de tartaruga” e fará um novo requerimento.

Por fim, Eduardo Ortiz comentou sobre a moção de apoio de sua autoria ao PDL 03/2025, apresentado na Câmara dos Deputados, que susta os efeitos da Resolução nº 258/2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A medida estabelece um protocolo específico para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, incluindo a garantia da interrupção legal da gravidez quando decorrente de estupro. Porém, para o edil ituano, a medida é uma “aberração” que permite o “assassinato” de bebês.

O post Vereador Eduardo Ortiz aponta problemas na UPA apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Especialista destaca importância da vacinação contra a gripe

Vereadora se emociona ao aprovar campanha contra a crueldade aos animais