No início da 22ª Sessão, na terça-feira (8), o vereador Thiago Gonçales anunciou, rapidamente, que não faz mais parte da base do Governo Municipal, devido a “projetos políticos diferentes e algumas opiniões divergentes”, comunicando assim seu desligamento.
Uma possível ruptura já era esperada desde que seu pai, Adauto Gonçales, deixou a Secretaria Rural, dizendo que aguardava quem o prefeito Guilherme Gazzola iria indicar para seu sucessor.
Mesmo informalmente ainda, Gazzola indicou o secretário de Esportes, Gilmar Pereira, e a secretária de Saúde, Janaína Camargo.
A saída de Thiago mostra também o resultado de uma disputa sobre quem o PL (Partido Liberal), sob comando de Adauto, iria escolher para representá-lo na cidade nas Eleições 2024: um sucessor de Gazzola ou o deputado Rodrigo Moraes.
Nas redes sociais, comentários citam que, com cinco vereadores na oposição, já seria possível criar uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara. Temas não faltam: CIS, Santa Casa, Cartão Cidadão, Taxa do Lixo…
Sessão
Na ocasião foram votados cinco Projetos de Lei e um Projeto de Decreto Legislativo, todos aprovados por unanimidade. Em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo Nº 15/2023, proposto pela Mesa Diretora, composta pelos vereadores Normino da Rádio, Luisinho Silveira, Célia Rocha e Donizetti André, que “Dispõe sobre a concessão do Diploma e Medalha Imperatriz Leopoldina”.
Já os Projetos de Lei que entraram em pauta foram os seguintes:
Projeto de Lei Nº 42/2023, de autoria do vereador Dr. José Galvão, “Institui a Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento do Assédio e da Violência Sexual no Município da Estância Turística de Itu e dá outras providências”.
Projeto de Lei Nº 54/2023, de autoria dos vereadores Normino da Rádio e Mané da Saúde, que “Institui o Outubro Rosa, mês dedicado à campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero no Município da Estância Turística de Itu e dá outras providências”.
Projeto de Lei Nº 57/2023, de autoria do vereador Thiago Gonçales, que “Declara Utilidade Pública a Associação Sol da Justiça”.
Projeto de Lei Nº 59/2023, de autoria do vereador Dr. Marcos Moraes, que “Dispõe sobre a denominação da Via Pública Rua 13 do Loteamento Portal de São Tiago – Rua Nair Francisco de Campos Gonçalves”.
Projeto de Lei Nº 61/2023, de autoria do vereador Dr. Marcos Moraes, que “Dispõe sobre a denominação da Via Pública Rua 05 do Loteamento Portal de São Tiago – Rua Jovita Andrade dos Santos”.
O projeto aprovado em discussão única segue para sanção do presidente da Câmara. Os projetos aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do Executivo Municipal. A próxima Sessão Ordinária ocorre no dia 15 de agosto, terça-feira, às 16h, no Plenário da Câmara.
Apenas a vereadora Célia Rocha não esteve presente, devido ao falecimento de seu esposo na semana passada.
Palavra Livre
Fizeram uso da Palavra Livre os seguintes vereadores: Dr. José Galvão, Dr, Sérgio Castanheira, Maria do Carmo Piunti, Eduardo Ortiz, Patrícia da Aspa, Luisinho Silveira e Normino da Rádio.
(Com informações e foto: Câmara de Vereadores)
O post Vereador anuncia saída da base governista apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em August 10, 2023.
O post “Vereador anuncia saída da base governista” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️