Olá, sou Marques Araujo, guia de turismo e escritor. Inicio este artigo com vocês com o intuito de realizar um tour pelo eixo histórico da cidade de Itu.
Nós, guias de turismo, iniciamos esse trabalho pela Praça Dom Pedro I. Aquela do Poupatempo, que todos os ituanos conhecem como Praça do Cruzeiro e aqui encontraremos um Cruzeiro feito no sistema de cantaria que é um sistema de construção português onde teremos pedras encaixadas, no caso dessa construção, foi utilizado o granito e também o varvito em moldes encaixados, depois, para sustentar essa rocha ou essas pedras foi colocada uma chapa de ferro para sustentação da construção.
E, vem a pergunta: por que nós temos um Cruzeiro na praça Dom Pedro I? Isso é uma curiosidade muito própria de Itu, e já digo, aqui nesta praça, para quem está de frente para o busto de Dom Pedro I nós vamos avistar o prédio do Poupatempo e ao lado também um supermercado, antigamente aí existia o colégio dos Franciscanos com duas igrejas: a de São Luís de Toulouse e a Igreja de São Francisco e o convento que foi o primeiro colégio da cidade, a primeira escola masculina da cidade de Itu. O prédio permaneceu neste local até o ano de 1907 quando um incêndio acabou destruindo o edifício, restando apenas o Cruzeiro de São Francisco que faz com que a praça seja tão conhecida como praça do Cruzeiro, mas o nome correto é Praça Dom Pedro I.
Aqui também iremos encontrar, ainda olhando para o busto do Imperador à nossa direita, a Casa Imperial, uma construção tombada pelo IPHAN e pelo Condephaat como ‘Casa Caseli’, porém mais conhecida como casa Imperial, construída em 1881 e, em 1884 nesta residência, os ituanos receberam a visita da Princesa Isabel e do seu consorte o Conde D’eu. A partir daí vários outros membros da Família Imperial Brasileira estiveram em Itu e visitaram esta casa. Na década de 1960 a casa foi adquirida pela família Caseli, que vieram morar na residência, mas antes disso fizeram uma reforma e posteriormente solicitaram o tombamento aos órgãos competentes como Casa Caseli, atualmente residência da Dra Maria Lúcia Caseli e considerada um ícone da construção Imperial brasileira. Na época da sua construção era uma das casas mais bonitas do centro histórico de Itu. Inclusive a sua porta, por várias vezes, foi premiada como uma das portas mais bonitas do Brasil, esta, entalhada em madeira e seus batentes são de rocha de Varvito.
À nossa esquerda ainda olhando para o busto de Dom Pedro I observamos um grande prédio, amarelo… trata-se da fábrica de tecidos São Luís hoje conhecido como Espaço Fábrica São Luís e destinado a eventos, exposições, festas, festivais e nesta época com uma exposição lindíssima de presépios de propriedade da Dra Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva e com entrada e visitação gratuitas.
A fábrica de tecidos foi inaugurada em 1869 neste local e foi a primeira a funcionar a vapor no estado de São Paulo. Quem construiu foi o Capitão Anhaia Mello que trouxe o projeto dos Estados Unidos assim também como a sua Caldeira que pode ser visitada no interior do edifício. Em 1889 houve uma ampliação na fábrica que é a parte mais alta onde avistamos os arcos curvos conhecidos como cangados e, quando o convento dos franciscanos sofreu o incêndio em 1907, os proprietários da Fábrica São Luiz adquiriram o prédio onde hoje está o Poupatempo e o supermercado e ali instalou-se a fiação da fábrica.
Este é o início do tour histórico de Itu que inicia na praça Dom Pedro I e seguirá pela Rua Paula Souza rumo a parte mais alta do espigão mestre. Durante as próximas semanas, visitaremos este que é considerado um dos centros históricos mais bonitos e emblemáticos do Estado de São Paulo.
Vem comigo conhecer, desbravar e saber como se desenvolveu a nossa grande Itu…
Marques Araujo, guia de turismo e escritor
O post Vem caminhar comigo por Itu… apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em December 19, 2024.
O post “Vem caminhar comigo por Itu…” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️