in

Variante sul-africana da Covid-19 não é mais perigosa que a britânica, diz ministro

Nova forma da Covid-19 foi detectada na África do Sul. Crédito da foto: Luca Sola/ AFP (18/12/2020)

O ministro sul-africano da Saúde, Zwelini Mkhize, defendeu, em resposta a seu colega britânico, que não há provas de que a nova cepa do coronavírus identificada na África do Sul é mais perigosa ou contagiosa que a variante registrada no Reino Unido.

“Atualmente, não há provas de que a 501.V2 seja mais contagiosa que a variante do Reino Unido, como sugeriu o ministro britânico da Saúde”, afirmou Zwelini Mkhize em um comunicado.

“Também não há evidências de que esta provoque uma forma mais grave da doença ou aumente a mortalidade, em comparação com a variante do Reino Unido ou quaisquer das mutações identificadas em todo o mundo”, acrescentou.

Na quarta-feira (23), o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, disse que uma nova forma do vírus detectada na África do Sul era “altamente preocupante, porque é mais contagiosa e parece ter sofrido mais mutação que a identificada no Reino Unido”, e anunciou restrições de viagens entre os dois países.

As declarações “podem ter criado a percepção de que a variante sul-africana foi um fator importante na segunda onda no Reino Unido, o que não é o caso”, destacou Zwelini Mkhize em seu comunicado de Natal.

Os elementos da pesquisa demonstram que a mutação britânica se desenvolveu antes da sul-africana, acrescentou.

O ministro sul-africano lamentou a decisão de proibir as viagens entre o Reino Unido e seu país. “Não há elementos que demonstrem que a cepa sul-africana é mais patógena que a cepa britânica”, insistiu.

A África do Sul, país mais afetado do continente com 26.000 mortos, registrou mais de de 14.000 casos nos últimos dois dias, contra a média de entre 8.000 e 10.000 no início da semana. (AFP)

O post Variante sul-africana da Covid-19 não é mais perigosa que a britânica, diz ministro apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Variante sul-africana da Covid-19 não é mais perigosa que a britânica, diz ministro” foi publicado em December 25, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Bolsonaro assina decreto que regulamenta novo marco do saneamento

Como conservar os alimentos que sobram nas festas de fim de ano?