in

Vacina vencida: em Itu, 25 pessoas tomaram, mostra reportagem da Folha

O Jornal Folha de São Paulo divulgou uma reportagem nesta sexta-feira, 2, que mostra que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em todo o país. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Em Itu, a matéria mostra que foram 22 doses aplicadas com medicamento fora da validade no Expresso Saúde, que provavelmente é a Prefeitura de Itu.  As vacinações foram nos dias  29 de março, 14 e 30 de abril.

Abaixo veja os lotes e confira na sua carteira se você tomou esta vacinação:

Constam ainda três vacinações no Hospital do Pirapitingui – provavelmente a Subprefeitura, local onde ocorre os drive-trhus. Lá, foram todas no mesmo dia: 14 de abril. Confira abaixo o número dos lotes:

O jornal ainda mostra que 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram e diz que “não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.”

Quem tiver recebido uma dose de um desses lotes de AstraZeneca deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde para orientações e acompanhamento.

“Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado”, diz a reportagem.

Prefeitura nega

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde nega a informação da reportagem e diz que ” verificou todos os lotes descritos e nenhuma dose foi aplicada fora da validade no município. O que ocorreu foram erros de digitação no sistema no momento do lançamento das doses aplicadas que já estão sendo corrigidos. Se você tomou a vacina e está com alguma dúvida sobre este caso entre em contato pelo whatsapp da Prefeitura de Itu (11) 94136-6222.”

O post Vacina vencida: em Itu, 25 pessoas tomaram, mostra reportagem da Folha apareceu primeiro em Jornal de Itu.

NADA MAIS TRADICIONAL NA TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA QUE TRAIÇÃO E VINGANÇA

Copiô 196 – STF adia julgamento do marco temporal