
A Starrett, uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, celebra neste mês de novembro 50 anos de sua unidade industrial em Itu, São Paulo. Embora a empresa tenha chegado ao Brasil há quase sete décadas, foi a instalação da fábrica em Itu, em 1975, que consolidou a presença da Starrett no país, se tornando um polo estratégico global para a produção e distribuição de seus produtos.
Combinando qualidade, durabilidade e inovação, a Starrett tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do setor industrial brasileiro, conquistando a confiança de profissionais e empresas em todo o país.
“Ter acompanhado a trajetória da Starrett em Itu ao longo desses 50 anos é motivo de orgulho e conexão profunda. Trabalhei na Starrett nos anos 1980 e, desde então, mantenho uma relação sólida com a marca. Já são quase 25 anos comprando seus produtos para minha loja de parafusos e ferramentas. A qualidade, precisão e confiabilidade dos produtos Starrett sempre foram diferenciais que ajudaram meu negócio a crescer e conquistar a confiança dos clientes. Mais do que uma fornecedora, a Starrett representa parceria, tradição e excelência. Ver a empresa evoluir na cidade é como ver um velho amigo prosperar, e saber que fiz parte dessa história é muito gratificante”, comenta o Sr. Benedito Erli Rodrigues Pires, proprietário da Casa dos Parafusos, localizada na cidade de Itu.
A trajetória da Starrett no Brasil teve início em São Paulo, onde estabeleceu sua primeira unidade fabril. Quase 20 anos após essa primeira instalação, a produção foi transferida para Itu, onde a empresa continua a operar até os dias atuais.
A unidade de Itu hoje é responsável por fornecer serras para todas as operações globais da Starrett. Após a consolidação da fabricação de serras na planta do Brasil, a empresa passou a atender mais de 6.000 clientes diretos espalhados por todo o mundo, e empregar cerca de 600 colaboradores, que atuam em diversas áreas.
Nos últimos anos, a Starrett tem demonstrado seu compromisso com o Brasil por meio de investimentos significativos em sua unidade de Itu. Em 2018, a empresa anunciou um aporte superior a R$ 50 milhões para modernização e expansão de sua planta industrial, visando atender à crescente demanda do mercado brasileiro e latino-americano.
Em 2021, a Starrett também celebrou um marco importante ao completar 65 anos de operação no Brasil, anunciando investimentos adicionais de cerca de R$ 45 milhões para ampliação de sua fábrica em Itu. Este investimento resultou na criação de novos postos de trabalho diretos e indiretos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico e social da região.
“’Made in Brazil’: essa frase estampada nas nossas embalagens traduz um sentimento de orgulho. É o reconhecimento da nossa equipe, da nossa fábrica e da qualidade que entregamos com tanto cuidado. De Itu a muitos outros países, levamos o que temos de melhor: tecnologia, precisão e o talento de um time que acredita no que faz”, destaca Christian Arntsen, atual presidente da Starrett Brasil
Importância do Mercado Brasileiro
O Brasil ocupa uma posição estratégica para a Starrett, sendo um dos principais centros de produção e distribuição para a América Latina. A unidade de Itu não apenas abastece o mercado interno, mas também exporta produtos para diversos países ao redor do mundo, consolidando a posição da Starrett como um player global no setor de ferramentas e instrumentos de medição.
“É muito gratificante ver a evolução e crescimento da fábrica da Starrett em Itu. Em meados dos anos 70, quando recebemos a missão de encontrar uma cidade para a instalação da nova unidade fabril da empresa, nos encantamos com a cidade, que nos acolheu com muito carinho e deu todo suporte para implantação da empresa. Depois de tantos anos, percebo que a união e amizade dos funcionários da fábrica ao longo de todo esse tempo é a mesma. As pessoas gostam de trabalhar na Starrett, é uma cultura que desenvolvemos desde que mudamos para Itu, e espero que isso se perpetue por muito tempo”, comenta Salvador Camargo Júnior, ex-presidente da Starrett.
Essa relação de amizade entre os colaboradores faz com que até mesmo quem já saiu mantenha laços fortes com a empresa. Milton Rezende, ex-diretor comercial da Starrett, comenta sobre o orgulho do período em que atuou na fábrica.
“Starrett para mim é a minha vida profissional. Foram 52 anos de uma história que vai muito além do trabalho. Nessa empresa, vivi momentos que marcaram minha vida: vi a empresa crescer, se reinventar e se tornar referência no setor. Tive a oportunidade de atender clientes no Brasil e no exterior, lançar produtos ícones no mercado e, principalmente, criar laços e amizades que carrego até hoje. Saí em 2015, mas continuo acompanhando com orgulho a evolução dessa empresa tão querida para mim e para Itu”, comenta.
Os 50 anos da Starrett em Itu são um testemunho de sua dedicação à qualidade, inovação e parceria com o mercado brasileiro. Nesta data, a empresa reafirma seu compromisso com a cidade e com seus colaboradores, clientes e parceiros, mirando um futuro de crescimento sustentável e contínuo desenvolvimento de suas atividades no país.
O post Starrett celebra os 50 anos de sua fábrica em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.