As Câmaras de Vereadores de Indaiatuba, Salto, Itu e Sorocaba criaram comissões específicas para buscar melhorias na SP-075, rodovia que corta a região e concentra intenso fluxo de veículos. Como parte da mobilização, a Frente Parlamentar pela Terceira Faixa lançou uma consulta pública online para ouvir diretamente os usuários da estrada.
O objetivo é coletar percepções, relatos e sugestões que vão embasar um relatório a ser apresentado ao Governo do Estado, reforçando a necessidade de investimentos em segurança viária e ampliação da capacidade de tráfego.
Em Salto, a divulgação está a cargo do vereador Clayton Bispo (Progressistas), presidente da Câmara Municipal. Já em Indaiatuba, a coordenação é feita pela vereadora Clélia Santos (PP), que preside a Comissão da SP-075. Em Itu e Sorocaba, não há nenhum vereador representante ainda.
Formulário
Todas as respostas serão reunidas em um banco único de informações para subsidiar o pedido coletivo de melhorias.
A pesquisa aborda o perfil dos usuários (idade, cidade de origem e destino, profissão e tipo de veículo), além de questões práticas do dia a dia da rodovia, como frequência de uso, horários de pico, condições do pavimento, sinalização, acostamento, presença de radares, policiamento, infraestrutura de acessos e transporte público.
O formulário é voltado para moradores e trabalhadores das cidades do eixo da SP-075 — Indaiatuba, Campinas, Salto, Itu, Sorocaba, São Paulo, Itupeva e Vinhedo — mas também está aberto a quem reside em outros municípios.
A consulta já está disponível e pode ser acessada no link: bit.ly/SP075Consulta
Quem desejar também pode deixar nome e e-mail para receber informações e ser convidado a participar das reuniões, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.853/2019).
O post SP-75: motorista podem participar de consulta pública online apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em September 19, 2025.
O post “SP-75: motorista podem participar de consulta pública online” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️