No último sábado (27/01), o Periscópio noticiou em sua edição impressa a respeito dos casos de dengue na cidade de Itu, no mês de janeiro. O número (141) correspondia aos casos diagnosticados entre 1° e 13 do mês passado.
De acordo com dados do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, que abrange 47 cidades, ao “Jornal de Itu”, até o dia 20 de janeiro, Itu registrava 274 casos de dengue. Em todo janeiro do ano passado, a cidade contou com apenas nove casos. A reportagem do Periscópio voltou a entrar em contato com a Prefeitura de Itu nesta semana para atualizar os números da dengue no município.
De acordo com os números oficiais do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) divulgados pela administração municipal, até a última segunda-feira (29/01), Itu apresentava 642 casos de dengue, com outros 207 casos suspeitos e 406 descartados. Ou seja, em pouco mais de duas semanas, Itu contou com um aumento de mais de 500 casos da doença.
É importante que a população esteja atenta a possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, mantendo depósitos de água limpos e tampados, pratos de vasos de plantas com areia, entre outros cuidados, e que colabore com o trabalho de combate ao vetor.
“Ao apresentar sinais e sintomas, a recomendação é que a pessoa procure imediatamente o serviço de saúde e mantenha-se hidratado”, reforça a Secretaria Municipal de Saúde.
Combate à dengue
Em janeiro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram 11.300 vistorias a imóveis, sendo que 1.190 foram nebulizados, 1.456 tratados com larvicida e 1.435 com produtos e controle mecânico; 25 mil m² em nebulização veicular; 231 criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti foram destruídos; e emitidas 36 autuações.
As equipes dos demais serviços trabalham na investigação de sinais e sintomas, no tratamento da doença após diagnóstico e no monitoramento dos casos positivos de arboviroses.
O post Sobe para mais de 600 o número de casos de dengue em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.