Moradores da comunidade Monte Sião – Vila da Paz, conhecida como antigo Cemitério da Paz, às margens da antiga Estrada Itu-Salto, marcharam até a Prefeitura na manhã desta segunda-feira (18).
Homens, mulheres e crianças, alguns com camiseta do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), foram lideradas por Clayton Veloso, coordenador nacional do movimento. “Há alguns anos o prefeito assinou o decreto de desapropriação, mas até hoje não pagou o terreno, então a área está irregular até hoje e viemos aqui para saber o motivo, pois a comunidade está lá há mais de uma década tomando água de poço”, explica Clayton. Segundo ele, cerca de mil pessoas moram no local, com infraestrutura precária.




Elas foram até a Prefeitura, que armou um forte esquema de segurança no local, mas foram recebidos pelo prefeito Guilherme Gazzola em seu gabinete.
“Nós já estamos fazendo a desapropriação da área desde 2020. O que acontece é que o proprietário quer um valor no terreno que não vale. A Prefeitura está disposta a fazer o pagamento de R$ 3 milhões, valor de mercado, mas ele quer um valor exorbitante. Até propomos que a diferença fosse investida na comunidade, mas ele não aceitou”, disse o prefeito Guilherme Gazzola.
Clayton explica que o próximo passo será reunir os dois proprietários do terreno, a comunidade e o prefeito. “Nós vamos fazer o levantamento exato de quanto vale este terreno, e se for três milhões que a Prefeitura está disposta a pagar nós vamos pressionar para que o contrato seja assinado.”
(Fotos: Fernando Souza Foto em destaque: Divulgação)
O post Sem regularização, moradores do antigo Cemitério da Paz marcham até prefeitura apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em September 19, 2023.
O post “Sem regularização, moradores do antigo Cemitério da Paz marcham até prefeitura” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️