in

Santa Casa de Sorocaba inaugura novo equipamento de radioterapia

Santa Casa de Sorocaba inaugura novo equipamento de radioterapia
Novo equipamento de radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (11/2/2020)

 

Nos próximos dias, pacientes oncológicos já devem passar por tratamento no novo equipamento de radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira (11) comemorou o início das atividades, após anos de espera e pelo menos 12 meses de atraso para a inauguração.

O acelerador linear, custeado pelo Ministério da Saúde, tem capacidade para atender 50 pacientes ao mês. Ele é mais moderno do que o aparelho antes em operação, à base de cobalto.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do hospital, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, os pacientes atendidos serão referenciados pela Rede Hebe Camargo, da Secretaria Estadual de Saúde. “A demanda é muito grande e com a inauguração nós abrimos a agenda para que os pacientes sejam encaminhados, Acredito que nos próximos dias serão já realizados atendimentos”, disse durante a inauguração.

Estrutura

Além do equipamento em si, foi construída também a casamata – uma sala especial que abriga a máquina -, além da recepção e sala de espera. O custo total da implantação do novo sistema de tratamento, financiado pelo Ministério da Saúde por meio do Plano de Expansão de Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS), é de aproximadamente R$ 5 milhões. “Preciso lembrar e agradecer também aos deputados e vereadores, que foram muito importantes atuando em prol da saúde, destinando verbas e participando ativamente da nossa luta pela radioterapia”, frisou o padre.

O secretário municipal de Saúde, Ademir Watanabe, participou do evento e explicou que o acelerador nuclear trata-se de um tratamento mais moderno de radioterapia. Ele é mais preciso e pode auxiliar na cura de mais tipos de câncer. “O câncer de próstata, por exemplo, não pode ser tratado com a radioterapia à base de cobalto, mas pode sim ser tratado no acelerador linear”, disse.

A empresa que seguirá administrando a radioterapia na Santa Casa é a Nucleon, que já era responsável pela gestão anterior. “Somos o único hospital de referência da região e enfrentamos muitas dificuldades para chegar neste momento de hoje. Desde 2017 eu corri atrás do presidente da época, Michel Temer, falei com três ministros da Saúde, procurei todos os políticos que se disponibilizaram a ajudar para que a radioterapia avançasse”, relembrou. No ano citado pelo padre a empreiteira que havia sido contratada pelo Ministério da Saúde para a implantação da casamata faliu, paralisando as obras.

Autoridades presentes

Durante a solenidade, além do secretário municipal de Saúde, participaram também a prefeita Jaqueline Coutinho, a deputada estadual Maria Lúcia Amary, vários vereadores, entre eles o presidente da Câmara de Sorocaba, Fernando Dini. “Eu preciso lembrar que em agosto de 2017, quando assumi pela primeira vez a Prefeitura de Sorocaba, coloquei fim ao período de requisição e a Santa Casa voltou a ser gerida pela Irmandade, sob os cuidados do Padre Flávio” relembrou.

Presença de Crespo

Uma presença que surpreendeu muitos dos presentes foi a do ex-prefeito cassado José Crespo, que compareceu à convite do presidente do Conselho de Administração do hospital. “Fiquei muito feliz em participar e de ver que a novela da radioterapia teve um fim e que beneficiará a população”, apontou Crespo.

O prefeito cassado de Sorocaba aguarda nesta semana uma decisão do Supremo Tribunal Federal que pode devolver a ele o mandato. “Estou aguardando com tranquilidade e volto a dizer que sofri acusações que não foram provadas. Não estou recorrendo por apego ao cargo, mas sim em respeito aos que me elegeram”, apontou.

Padre Flávio explicou que convidou todas as autoridade que de alguma maneira contribuíram para a implantação do novo sistema de tratamento. “A Santa Casa acolhe a todos. Não temos viés político ideológico e agradeço de forma unânime todos que colaboraram para que esse momento acontecesse, assim como a prefeita Jaqueline, que não mediu esforços e Crespo, que sempre nos tratou com respeito. A radioterapia é uma obra de Jesus e uma prova de amor ao próximo”, finalizou. (Larissa Pessoa)

Leia mais  Prefeitura de Sorocaba disponibiliza fotos de pets para incentivar adoção

O post Santa Casa de Sorocaba inaugura novo equipamento de radioterapia apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Santa Casa de Sorocaba inaugura novo equipamento de radioterapia” foi publicado em February 11, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos terminam nesta quarta-feira

Biblioteca da Cidade Nova terá partidas de RPG aos domingos