Sala de estar: Três dicas de como escolher o modelo ideal de sofá

Sala de Estar: Três dicas de como escolher o modelo ideal de sofá.

A sala de estar de uma casa é um cômodo em que as pessoas se reúnem para compartilhar bons momentos, tais como assistir a um filme, conversar, ouvir música, jogar um game, comer e beber. Nesse contexto, o sofá surge como o móvel mais importante desse espaço, sendo responsável por proporcionar conforto e uma harmonia aconchegante para moradores e visitantes.

Por isso, é importante saber que critérios considerar na hora de escolher um sofá: modelo, tamanho, tecido, cor/estampa e formato. Se você está buscando um novo sofá, confira algumas dicas.

Modelo

Este é um dos primeiros desafios de quem está procurando um novo sofá, já que existem dezenas de modelos existentes no mercado hoje. Sofás mais tradicionais costumam oferecer entre 2 e 3 lugares e possuem uma profundidade entre 0,95 e 1 metro, podendo ser encontrados em tamanhos variados e até encomendados sob medida para a sua residência.

Os sofás reclináveis são ótimas opções para quem prioriza conforto e possui uma sala com área um pouco menor. Podem oferecer uma profundidade maior em comparação a outros modelos. Esse tipo de sofá é recomendado, sobretudo, para salas de TV.

Para quem gosta de peças mais inovadoras, vale apostar em um sofá redondo, que deixa qualquer ambiente charmoso e pode propiciar maior proximidade entre as pessoas.

Decoradores e especialistas recomendam que se deixe um espaço de pelo menos 60 centímetros entre o sofá e outros objetos, como mesa de centro, poltronas, puffs e estantes. Lembre-se de medir precisamente sua sala, a fim de garantir que as pessoas circulem confortavelmente.

Tecido

São inúmeros os tipos de revestimento para sofás. O suede continua sendo um tecido muito popular e bastante utilizado, o que o torna fácil de ser encontrado em diferentes cores e estampas. Esse tecido é marcado pela maciez, conforto e mais durabilidade. No entanto, absorve líquidos rapidamente, o que pode deixá-lo manchado permanentemente. Por isso, é recomendado impermeabilizar os sofás em suede.

Chenille é um tecido que une lã, algodão e seda. Tem um visual marcado por vincos e proporciona um toque aveludado que garante muito conforto. Não é, contudo, um material simples de limpar e pode trazer problemas para quem sofre de alergias ou possui animais domésticos em casa.

O couro sintético é um tecido mais sofisticado, que confere um ar mais elegante à sala. Sua principal vantagem é a fácil manutenção, sendo resistente e pouco permeável. É o tecido mais indicado para aqueles que possuem animais domésticos. Uma desvantagem é a oscilação térmica desse revestimento, que costuma ficar quente no verão e frio no inverno, podendo causar desconforto. Por isso, se comprar um sofá com esse tecido, coloque-o em um local arejado e protegido do sol.

O linho é um tecido delicado feito de algodão e poliéster, sendo considerado bastante resistente e de fácil manutenção. Outra vantagem é que o linho absorve menos sujeira e umidade em comparação a outros tecidos como o chenille e o suede. Uma desvantagem é seu preço médio elevado, o que pode torná-lo restrito a um orçamento mais confortável.

Cor/estampa

Esse é um toque importante que deve ser usado com sabedoria: pode dar um ótimo acabamento para a sala ou simplesmente deixar o sofá desconectado do resto do cômodo. Por isso, é importante pensar em como combinar as cores de todos os elementos (do sofá, de outros móveis e de objetos decorativos) para criar um ambiente equilibrado.

Se a sua sala é menos espaçosa, é vantajoso apostar em sofás de cor clara, como branco, bege e marrom, que conferem uma sensação de maior amplitude ao ambiente. Outra opção é apostar em cores contrastantes entre os móveis e os objetos decorativos (azul e laranja, preto e branco, roxo e amarelo, entre outras combinações).

O post Sala de estar: Três dicas de como escolher o modelo ideal de sofá apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Sala de estar: Três dicas de como escolher o modelo ideal de sofá” foi publicado em February 22, 2021 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul