
A exemplo de um grande presente recebido por Itu em 2010 – ano do quarto centenário da cidade – quando rotarianos idealizaram, financiaram e executaram a digitalização de todas as edições dos então 105 anos de existência do jornal “A Federação” – outro ente secular, também fundado em 1905 –, o Rotary Club de Itu está dando um novo e importante presente para a cidade.
Trata-se agora da preservação do acervo de cerca de 1.500 partituras musicais, escritas desde os primórdios da Corporação Banda União dos Artistas. Partituras de músicas de autores famosos, nacional e mundialmente, e de autores locais, com joias compostas exclusivamente para serem executadas pela própria Banda.
Acervo rico e ímpar sujeito a se perder num eventual e indesejável acidente. A partir da digitalização, estará a salvo na “nuvem” e também em mais de uma cópia arquivada em HDs guardados em diferentes locais.
Este projeto teve um custo de R$ 16 mil e contou com recursos financeiros do subsídio distrital do Distrito 4621 e do fundo residual do Distrito 4310 de Rotary International e, ainda, do Rotary Club de Itu, este arrecadado com vendas de lasanha à comunidade entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021.
O pagamento foi feito pelo Rotary Club de Itu diretamente à empresa executora da digitalização. O presente projeto é voltado à preservação da cultura e da história da nossa cidade. Caso você queira colaborar com as ações do Rotary, contate o secretário enviando e-mail para rotaryclubdeitu@gmail.com.
A Banda
A Corporação Musical União dos Artistas foi fundada em 16 de junho de 1912 graças à abnegação de alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, seu primeiro maestro. Em 1939 foi inaugurada sua sede própria, construída com muito sacrifício, em regime de mutirão pelos próprios músicos. Esta sede leva o nome do grande maestro, compositor e músico ituano Elias Álvares Lobo.
A sede da Corporação conta com sala de reuniões, sala da secretaria, arquivo musical com mais de 1.600 obras, auditório para concertos com palco panorâmico para 70 músicos. Almoxarifado onde são guardados os instrumentos de reserva em perfeito estado para serem utilizados pelos músicos e alunos da escola. Anexo ao prédio há uma área de lazer para os músicos.
Além de vencer diversos concursos ao longo da história, foi agraciada com a “Cruz do Mérito Educação Cívica” do Ministério da Educação, em 1962, quando de seu Jubileu de Ouro. Em 1972 esteve no estado do Pará convidada pelo então presidente Emílio Médice para a inauguração da rodovia Transamazônica.
Participou, nos anos de 1992 a 1997, dos primeiros Festivais de Artes de Itu, inclusive executando juntamente com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) a Abertura “1812” de Tchaikovsky sob a batuta do imortal maestro Eleazar de Carvalho. Além disso, gravou um CD e três LPs.
Hoje, a Corporação Musical União dos Artistas tem em seus músicos, diretores e simpatizantes a principal fonte de sobrevivência, pois não medem esforços para mantê-la viva e presente nos mais diversos eventos culturais. Seus músicos são livres, não obedecendo nenhuma norma que seja imposta por qualquer organização que não seja a própria Banda.
O post Rotary Club de Itu dá mais um grande presente para a cidade apareceu primeiro em .