No final de noite de quinta-feira, 12, grupos de motos passaram por diversos pontos da cidade e chamaram a atenção pelo barulho. Muitos empinavam as motos (popularmente conhecido como Grau) e buzinavam.
Vídeos recebidos pelo Jornal de Itu mostram as ações:
Um grupo foi em direção a Salto, e na entrada da cidade a Polícia apreendeu diversas motos. Outras serão autuadas após identificação pelas imagens de câmeras de segurança em diversos pontos da cidade, inclusive da Muralha Eletrônica.
Um print recebido fala do “1 Rolê noturno” de Itu, mas não foi possível identificar se o evento foi o mesmo de ontem.
Índice do ‘Grau’ no Brasil
A pesquisa As dores e os motociclistas, realizada em 2020 pela Younder, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa de 1 mil tweets reportados pelos motociclistas, aponta o ato de empinar a moto como o segundo maior ponto de atenção (20%) e imprudência citada (18%).
A Seguradora Líder aponta que, entre 2009 e 2020, foram pagos mais de R$ 3,8 milhões de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito que envolvem motocicletas e ciclomotores.
Os três principais estados com o maior número de vítimas pela infração do Grau são: São Paulo (402.021); Minas Gerais (384.072) e Ceará (375.977), respectivamente. De acordo com o Head de Inteligência de Mercado da Younder, Bruno Neves, “apenas o estado de São Paulo é responsável por 46,4% de multas por causa do Grau”.
O post “Rolê noturno” termina com motos apreendidas pela Polícia apareceu primeiro em Jornal de Itu.