
No dia 19 de março, foi eleita em Assembleia Geral Ordinária a Diretoria Executiva da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) para o biênio 2025/2027. Atual presidente, Dario Mazzi Júnior foi reeleito para o segundo mandato que terá início em 11 de maio.
Nesta semana, Dario, que é dentista de formação e empresário, conversou com a reportagem do Periscópio a respeito do trabalho desenvolvido no primeiro mandato e as ações que pretende colocar em prática na segunda gestão, além de comentar o cenário atual do comércio físico.
“A gente tem como trabalho aqui na Associação ser o intermediário dos empresários, dos comerciantes em busca de benefícios e serviços. Hoje, a Associação está com 270 associados. A gente está querendo aumentar essa base de clientes nossos, porque a gente acredita que a união faz a força”, explica o presidente.
“A gente queria que o comerciante viesse à Associação Comercial, participasse, desse ideia, ‘trocasse figurinha’ como a gente fala, pois às vezes eu tenho uma ideia, daí um outro comerciante tem outra ideia, e cada um chega com uma ideia e vai embora com duas e isso vai fazendo a diferença nos negócios da gente”, destaca Dario.
Ele comenta que, em 2025, a ACII segue um projeto que ocorre desde o ano passado, chamado “Café com a ACII”, oportunidade em que a entidade leva até a sua sede um palestrante para falar sobre um tema de relevância para o comércio. “Vamos continuar com esse projeto que é uma forma de a gente oferecer conhecimento e informação. É uma oportunidade também de fazer networking entre os empresários, cada um falar de seu negócio”, frisa o presidente.
“Temos aqui também na Associação o serviço da Boa Vista, que é um serviço de proteção ao crédito onde o empresário pode consultar, oferecer crédito, saber direitinho para quem oferecer o crédito. Nós temos também o certificado digital, um serviço que a gente presta e que todo mundo precisa. A Associação tem uma parceira que presta serviço ao associado e a gente tem diversos outros benefícios para o comerciante, o empresário se associar a nós”, prossegue falando sobre os benefícios.
“Esse ano a gente quer seguir com esses benefícios, quer mostrar que a associação é importante para o comerciante e que ele pode e deve se beneficiar do uso da Associação Comercial. Então vamos seguir nesse caminho. O Café com a ACII tem trazido bons resultados. O último café teve uns 100 participantes. A gente percebeu que cada um fala um pouco do seu negócio, dá uma ideia aqui outra ali e isso é importante. A Associação quer ser uma base para esses comerciantes ‘trocarem figurinha’ aqui”, reforça o presidente.
Mais ações
Sobre mais ações que pretende colocar em prática, o presidente destaca. “Difundir mais a associação para que mais empresários conheçam os serviços e benefícios da associação e venham se filiar. A gente está com um projeto de até desenvolver uma equipe comercial da associação para poder visitar, mostrar os serviços que a associação tem que podem ajudar o empresário.”
“A gente tem uma outra vertente que é a nossa sede. Aqui tem uma escada muito íngreme e isso muitas vezes dificulta de o empresário vir aqui, então a gente está pensando em mudar a sede de lugar [atualmente está instalada na Rua Floriano Peixoto, 955, Centro] para uma sede plana, que tenha um anfiteatro bacana, para poder dar palestras e oferecer esse ambiente para o empresário para curso, treinamento e o que achar necessário”, diz Dario, que quer também trazer mais benefícios para a associação.
Ainda sobre os planejamentos, o presidente já está pensando no Natal. “Estamos em contato com a Prefeitura através de João Pestana [secretário municipal de Relações Institucionais], que se mostrou um intermediário entre a Associação e a Prefeitura para fazer o Natal. O Natal é uma das datas mais importantes para o comércio. Ano passado nós ficamos sem decoração, sem estímulo nenhum para o cidadão vir até o Centro e isso daí fez com que as vendas do nosso comércio caíssem. Foi uma reclamação geral”, aponta.
“A gente sabe que desde já tem que ser planejado muito antes e esse será um dos nossos focos, já se reunir com a Prefeitura e planejar um Natal bacana, que tenha bastante iluminação, bastante decoração, que faça a pessoa sair de casa e vir ao Centro dar uma passeada e consumir”, acrescente Dario.
Fim do boulevard
Sobre a retirada do boulevard da Rua Floriano Peixoto, Dario Mazzi comenta. “Quando foi colocado o boulevard, o que a gente ouviu muito dos comerciantes é que diminuiu o fluxo de pedestres, porque tinham diminuído as vagas de estacionamento. Só que eu não sei o quanto isso é real, mas ouvíamos muito isso. Espero que com a retirada do boulevard, realmente essas vagas sejam usadas e que aumente o fluxo de pedestres. A venda é emocional, muita gente compra por impulso, então o fluxo de pedestres aqui no Centro é importante para essa compra de impulso”, explica.
Comércio online
Segundo o presidente, o grande vilão hoje do nosso comércio são as lojas online. “Antes da pandemia eu vi muito nossos colaboradores em minha clínica voltando do almoço com uma sacolinha, ou seja, alguma coisa eles tinham comprado no Centro. Agora eu já não vejo mais isso, vejo chegar encomenda na clínica. Isso daí para nosso comércio físico no Centro é o grande concorrente”, diz o presidente da ACII.
“O que a gente pode fazer para melhorar esse cenário? Hoje, as pessoas estão morando em locais cada vez menores. Se a gente for ver bem, são apartamentos de 40 m² de até 28 m². Então esse pessoal precisa ter um lazer e um Centro bonito, com segurança, bem decorado, que receba um atrativo para ele vir passear já ajuda bastante a aumentar esse fluxo no Centro e consequentemente a venda, senão a pessoa migra lá pro shopping”, explana Dario.
“Foi o que aconteceu no ano passado, um Centro sem atrativo, sem programação natalina, daí a pessoa ia para o shopping, que tinha decoração, programação natalina, Papai Noel e gastava nas lojas do shopping”, acrescenta o presidente.
Mensagem
Para finalizar, Dario deixa uma mensagem para a população ituana. Quem produz nesse país são os empresários, são os comerciantes, os microempreendedores individuais, o povo. Somos nós que geramos empregos e movimentamos a economia e o nosso governo infelizmente pouco faz em produzir alguma coisa. Então a gente precisa de investimentos na economia, girar essa economia”.
“Se a gente tiver um comércio bem forte, todo mundo tem a ganhar. E que a população prestigie o comércio local ao invés de comprar online, pois é aqui que ela vai viver, sobreviver, a economia precisa ser forte. Uma cidade sem economia acaba virando uma cidade dormitório e a gente não quer isso para Itu, quer uma economia forte e a associação pode ser esse elo”, conclui. Mais informações sobre a ACII e como se associar pelo telefone (11) 4013-8833 ou pelo site www.aciitu.com.br.
O post Reeleito, presidente da ACII faz balanço da gestão e expectativa para 2º mandato apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.