in

Quarentena é prorrogada até 22 de abril no Estado de São Paulo

Informação foi dada em entrevista coletina no Palácio dos Bandeirantes. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo

Atualizada às 15h54

O governador João Doria (PSDB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (6) a prorrogação da quarentena em todo o Estado de São Paulo por mais 15 dias, até o dia 22 de abril. A medida foi divulgada em entrevista coletiva sobre novas medidas de combate ao novo coronavírus, realizada no Palácio dos Bandeirantes.

A quarentena, decretada a partir do dia 24 de março inicialmente por 15 dias, venceria nesta terça-feira (7). O governador já havia anunciado que se pronunciaria sobre a continuidade ou não das medidas de isolamento na véspera do vencimento do decreto, ou seja, nesta segunda.

O decreto sobre a quarentena permitiu o funcionamento, em caráter de excepcionalidade, de hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, supermercados, hipermercados, padarias e açougues, além de callcenters, bancas de jornais, lojas de pet shop e serviços de transportes.

Os restaurantes e bares foram autorizados a funcionar só com delivery. De acordo com o que afirmou Doria na ocasião, nenhuma das medidas anunciadas seria restritiva ao trabalho das indústrias, porque elas não prestam atendimento ao público.

Mobilidade e empregos

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que estudos coordenados por epidemiologistas apontam que houve 56% de redução na mobilidade social do Estado. O ideal, segundo ele, é um porcentual acima de 60%.

Antes do anúncio, Doria voltou a pedir que empresários não demitam funcionários neste período. “Um apelo, façam todo o possível para não demitir. Compreendo as restrições deste momento. Mais do que nunca, seus funcionários e colaboradores esperam de vocês que exerçam sua responsabilidade social e seu lado humanitário. O sofrimento é de todos, mas principalmente dos que dependem do salário para sobreviver”, disse Doria.

Estado com mais casos

São Paulo é o Estado com o maior número de mortes e de casos do novo coronavírus no Brasil. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, são 275 óbitos, 56% do total do País. O Estado tem 4.620 casos confirmados, 41% dos casos brasileiros.

O balanço mais recente do Ministério da Saúde, do final da tarde deste domingo, indicava que o País tem 486 mortes e 11.130 casos.

Doações

O governador também anunciou que o governo deverá receber R$ 218 milhões de empresários de São Paulo para o combate à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda, o Comitê Solidário, grupo formado pelos empreendedores paulistas e membros do governo do Estado, se reuniu virtualmente pela terceira vez.

Leia mais  ‘Estava indo dormir sem saber como ia acordar’, alerta Uip, que teve covid-19

 

Segundo Doria, o valor arrecadado será convertido em cestas básicas para atender aos mais pobres. Os produtos que foram arrecadados deverão ser doados também.

O governador disse também que todas as iniciativas do governo e da Prefeitura da capital “são pautadas pela verdade e pela ciência”. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

O post Quarentena é prorrogada até 22 de abril no Estado de São Paulo apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Quarentena é prorrogada até 22 de abril no Estado de São Paulo” foi publicado em April 6, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Maior terra indígena do Brasil, TI Yanomami sofre com 25 mil garimpeiros ilegais. Alta do ouro preocupa lideranças que tentam evitar disseminação da Covid-19

Após perseguição, homem morre em confronto com a PM