
O publicitário ituano Phillipe Santos, da agência Lew´LaraTBWA, conquistou o Leão de Prata no Cannes Lions 2025, considerado o maior festival de propaganda do mundo, na categoria Entertainment Lions for Sport. Ele concorria em três categorias. A premiação foi revelada na última terça-feira (17), na França.
A campanha premiada, “Corredor em Perigo”, foi criada para a Alma Preta, empresa de jornalismo com foco em pautas sobre pessoas pretas – que se tornou a primeira mídia negra a vencer no Cannes Lions. O desafio, segundo o profissional, era chamar a atenção para o racismo estrutural, sobretudo no esporte. Na peça publicitária, um maratonista de pele preta corre uma prova no Rio de Janeiro usando um uniforme um pouco diferente: um colete à prova de balas.
“Pessoas no local ficaram se perguntando o porquê. Pessoas na internet que viram fotos do corredor tiradas no local também. Ao terminar a prova, em entrevista para a Globo, ele revelou que aquilo era um protesto: num país onde branco correndo é atleta e preto correndo é ladrão, talvez essa seja a única forma de correr seguro para quem é negro. Uma grande ironia na verdade, né? Uma metáfora. Mas que faz sentido se você parar para pensar e tiver o contexto”, explica Santos.
Segundo o publicitário ituano, que é sobrinho do jornalista João José Tucano da Silva (editor da Revista Campo&Cidade), a repercussão da campanha de guerrilha foi incrível e elogios vieram de muita gente: grandes portais de notícia, celebridades, palestrantes do TEDx, apresentadores, políticos e até da vice-prefeita de Paris, Audrey Pulvar, que também é negra e ativista.
“Estamos muito orgulhosos. Cannes Lions é o maior festival de propaganda do mundo, é o Oscar dessa indústria. Algo super competitivo. O festival tem todo ano em média 26.000 trabalhos inscritos vindos de todas as partes do mundo. Apenas 10% são indicados a finalistas. Apenas 3% são premiados. E só 1,13% se tornam Silver Lions”, explica o ituano de 37 anos.
Não é a primeira vez que Phillipe Santos conquista prêmios por conta de seu trabalho. “Em 2019, também fui indicado a finalista e tive a sorte de ser premiado com um Bronze Lion na categoria Print & Publishing Lions. E em 2023, fui indicado a finalista na categoria Entertainment Lions for Gaming”, relembra. Além de Phillipe Santos, que foi Diretor de Arte Sênior, a campanha contou com o trabalho de Renato Ramalho como Redator Sênior e Alexandre Nascimento, também como Diretor de Arte Sênior. A campanha pode ser conferida através do link: https://bit.ly/44hnpmW.
O post Publicitário ituano é premiado com o “Leão de Prata” apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.