O Projeto “Obra de Padre Jesuíno do Monte Carmelo” foi contemplado em edital estadual e inicia nova fase de pesquisa e difusão cultural.
Aprovado pelo Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Fomento CULT SP, por meio do Edital 46/2024, o projeto “Obra de Padre Jesuíno do Monte Carmelo” dá início às suas atividades com o objetivo de aprofundar o estudo sobre a vida e obra de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão – mais conhecido como Padre Jesuíno do Monte Carmelo.
Figura fundamental da arte colonial brasileira, Jesuíno foi pintor, arquiteto, músico e sacerdote negro, nascido em Santos (SP) em 1764 e falecido em Itu em 1819. Sua trajetória é marcada por uma produção artística intensa, principalmente na região de Itu, onde viveu a maior parte da vida.
A proposta do projeto é revisar o trabalho original do escritor Mário de Andrade – responsável por uma das primeiras iniciativas de preservação da memória do artista – com base em novas fontes recentemente localizadas. As pesquisas contemplam obras existentes em igrejas, museus, universidades e coleções particulares nas cidades de Campinas, Santos, São Paulo, Itu, Sorocaba, Jundiaí e Piracicaba.
O estudo permitirá avaliar questões de autoria, originalidade e autenticidade, oferecendo uma nova leitura sobre a produção artística de Padre Jesuíno. A pesquisa será documentada com rigor técnico e visual, com registro fotográfico detalhado das obras e de seus contextos.
Ao final, os resultados serão publicados em formato e-book e também em versão impressa gratuita, disponível em plataforma digital einstituições parceiras, democratizando o acesso ao conhecimento e promovendo a preservação da obra de um dos mais importantes artistas negros da história do Brasil.
O post Projeto sobre obra de Padre Jesuíno é contemplado em edital estadual apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.