in

Projeto proíbe embargo total de imóvel acusado de crime ambiental

Para Marcelo Brum (PSL-RS), autor do projeto de lei, os órgãos ambientais usam o embargo sem critério algum. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6148/19, de autoria do deputado Marcelo Brum (PSL-RS), que proíbe o embargo total de imóvel rural por prática de crime ambiental. Segundo a norma, que altera a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), o bloqueio deve se restringir apenas na área na qual se verificou a prática do ilícito. 

“Como sabem que o processo sancionador ambiental é lento, que demora tempo considerável para que se tenha decisão definitiva sobre multas e outras sanções, usam o embargo cautelar como uma forma de sanção sem processo administrativo prévio. Isso é inaceitável!”, escreve o parlamentar na justificativa do projeto.

Segundo o deputado Marcelo Brum, o embargo é necessário para impedir a continuidade do dano ambiental, mas critica os órgãos ambientais por usarem essa ferramenta de forma ampla. “Em grande parte das vezes, embargam todo o imóvel no qual se localiza a obra ou atividade, situação que, entre outros efeitos, inviabiliza o crédito rural para outros empreendimentos. Entendemos que apenas a área com irregularidade pode ser embargada”, afirma o deputado. 

Também está previsto na norma a proibição de embargo de atividade agrossilvipastoril em imóvel rural nos casos em que a infração se der fora da área de preservação permanente ou reserva legal. “Se a área potencialmente pode ser objeto de conversão para uso alternativo do solo, não se justifica o embargo. Podem ser aplicadas outras sanções administrativas”, afirma.

A matéria ainda terá de passar pelas seguintes comissões: Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Leia Também

O que é a Agrossilvicultura

Entenda a Lei de Crimes Ambientais

Projeto de Lei reverte multas ambientais para povos indígenas

 

O post Projeto proíbe embargo total de imóvel acusado de crime ambiental apareceu primeiro em ((o))eco.

O post “Projeto proíbe embargo total de imóvel acusado de crime ambiental” foi publicado em 1st fevereiro 2020 e pode ser visto originalmente na fonte ((o))eco

O post Projeto proíbe embargo total de imóvel acusado de crime ambiental foi escrito para o site CyOrgs Notícias.

Lei do Abuso de Autoridade é discutida durante seminário em Sorocaba

Professora soube que ganhou viagem ao ler o Cruzeiro do Sul