
Na sessão da última terça-feira (14), a Câmara de Vereadores de Itu aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 8/2023, proposto pelo vereador Dr. José Galvão (União Brasil), que institui o dia 29 de outubro como “Dia Municipal do Livro” no Calendário Oficial do Município da Estância Turística de Itu.
Através do projeto, que agora aguarda a sanção do Executivo Municipal para virar lei de fato, as autoridades municipais apoiarão e facilitarão a realização de atos públicos comemorativos ao Dia Municipal do Livro, conforme disposto na Lei Federal nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, que instituiu o Dia Nacional do Livro.
Segundo Galvão, o projeto é simples, mas muito importante. “No Brasil, infelizmente, 40% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. São dados alarmantes”, declarou o vereador, que trouxe um dado que, na França, a média de leitura é de 21 livros por ano.
O parlamentar constatou que é triste que a leitura fique relegada ao segundo plano dos brasileiros e destacou os pontos positivos trazidos pelo hábito, como a melhoria da capacitação e instrução das pessoas. “Em tese, uma pessoa que lê mais tem melhor desenvolvimento em nível de caráter profissional e pessoal”, informou.
Por fim, Galvão destacou a importância de ações de fomento à leitura, como a realização de feiras do livro por escolas públicas e particulares. “A leitura é, sem dúvida, um estilo de vida”, finalizou. O projeto foi enaltecido pelos demais vereadores.
O post Projeto de José Galvão cria o Dia Municipal do Livro em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.