in

Projeto cria programa de educação sobre a biodiversidade

Segundo Ana, a educação é o melhor caminho para formar cidadãos conscientes (Foto: Divulgação/Câmara)

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou em primeira discussão nesta semana o Projeto de Lei Nº 30/2025, de autoria da vereadora Ana D’Elboux (Republicanos), que cria o programa “Educar para Proteger” em Itu, com o objetivo de promover palestras sobre biodiversidade do meio ambiente, animais silvestres e domésticos nas escolas da rede municipal de ensino.

O programa visa sensibilizar os alunos sobre a importância da biodiversidade e a preservação dos ecossistemas locais; educar sobre os cuidados com os animais domésticos, enfatizando a responsabilidade e o respeito à vida animal; promover o conhecimento sobre os animais silvestres, abordando a convivência harmoniosa e as práticas de conservação; e informar sobre as ações de proteção ambiental desenvolvidas no município e a importância da atuação da Guarda Ambiental.

Caberá à Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, o planejamento das atividades complementares e a utilização de recursos pedagógicos já disponíveis na rede municipal, sem geração de novos custos. Poderão ser utilizados materiais digitais e recursos de apoio fornecidos por meio de parcerias com organizações ambientais e instituições públicas.

Durante a discussão do projeto, a autora destacou as ações que já realiza na causa animal, como mutirões de castração. Segundo ela, a educação é o melhor caminho para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a proteção do nosso ecossistema. 

Ana D’Elboux disse que conversou com o secretário municipal de Educação, Ricardo Calegari, que aprovou a ideia e irá implantar na rede municipal. O projeto volta a ser votado na semana que vem em segunda discussão.

O post Projeto cria programa de educação sobre a biodiversidade apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Sindicato manda ofício à Câmara cobrando pagamento do IGAPS

Novos radares devem começar a operar em maio em Itu