No sábado, o Fundo Social de São Paulo finalizou o quarto ciclo do programa Caminho da Capacitação com a formatura de alunos em cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa, que integra o programa SuperAção SP, atendeu municípios da região de Sorocaba com carretas adaptadas como salas de aula.
A cerimônia de quatro cidades foi sediada em Itu – o governador já havia vindo a cidade na quinta-feira. Em Itu, foram 123 formandos e em Salto 83. Somando com formandos de Sorocaba e Votorantim, foram 369 pessoas a receberem o diploma na noite de sábado. O evento teve a presença dos prefeitos das quatro cidades dos formandos e suas respectivas primeiras-damas.
O evento teve a presença ainda do deputado estadual Rodrigo Moraes e do deputado federal José Olímpio, que “apadrinharam” alguns cursos.
“Muitos buscavam novas oportunidades, muitos querem empreender. Muitos estavam angustiados buscando capacitação e agora já tem a porta do mercado de trabalho aberto”, disse o governador Tarcísio de Freitas. Para Cristiane Freitas, primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, investir em qualificação profissional é investir no futuro das pessoas.
“A cada novo curso concluído, testemunhamos sonhos sendo realizados e vidas sendo transformadas. O Caminho da Capacitação é uma ponte para novas oportunidades, promovendo dignidade, geração de renda e independência para muitas famílias em todo o estado”, afirmou.
A aposentada Joana Neres, de Itu, não pensou duas vezes diante da possibilidade de se qualificar. “Muita gente tem vontade de fazer um curso desse e não pode pagar. Me falaram que tinha o caminhão na praça e eu corri para fazer o curso de manicure. Era um curso que eu sonhava fazer e pela expectativa de trabalho na área. Eu já sou aposentada, então vai me ajudar muito”, afirmou.
Veja abaixo fotos do evento:












O post Programa Caminho da Capacitação forma alunos de Itu e Salto apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em July 28, 2025.
O post “Programa Caminho da Capacitação forma alunos de Itu e Salto” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️