in

Professora ituana participará de curso em Genebra

A ituana Verônica Micai Seratti Cristofoletti (Foto: Arquivo pessoal)

A ituana Verônica Micai Seratti Cristofoletti, de 26 anos, formada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente professora de Física, atuando no Colégio Divino Salvador, participará em agosto de um curso internacional voltado para professores no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).

 O objetivo é apoiar e incentivar o desenvolvimento profissional docente, promover o ensino de Física de Partículas no Ensino Médio e fomentar a abordagem STEAM (metodologia de ensino interdisciplinar que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre professores do mundo inteiro.

O CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, no cantão de Genebra, na fronteira da Suíça com a França. Ele abriga o maior acelerador de partículas já construído, o LHC (Large Hadron Collider). É também uma instituição reconhecida por seu compromisso com a divulgação científica global, especialmente na área da Física de Partículas, oferecendo amplo suporte educacional. No ano passado, o Brasil se tornou Membro Associado do CERN – o primeiro país da América a alcançar esse marco.

Verônica explica que o CERN oferece dois tipos de cursos para professores: os cursos “nacionais”, direcionados aos países membros, com duração de uma semana e realizados no idioma local; e o curso “internacional”, aberto a professores de qualquer país, membros ou não.

 “Em 2023, tive a oportunidade de participar do curso ‘nacional’ por meio de Portugal, uma experiência marcante e transformadora. Neste ano, me inscrevi para o curso ‘internacional’ e [recentemente] fui selecionada entre 40 professores de 31 países diferentes. Terei a honra de passar 20 dias no CERN, na Suíça, vivendo uma imersão profunda em ciência, educação e diversidade cultural”, comemora a professora.

“Esse sempre foi um sonho meu, desde a época da faculdade. Construí meu caminho com dedicação e propósito para alcançar esse objetivo e hoje, ao olhar para trás, sinto uma imensa alegria. Estou com as expectativas bem altas – empolgada, feliz e profundamente grata pela oportunidade de viver essa experiência única ao lado de pessoas de tantas culturas, histórias e trajetórias diferentes”, vibra Verônica.

A professora aproveita para deixar uma mensagem aos jovens que estão iniciando sua trajetória. “Sonhem alto, vivam a ciência e o conhecimento e, acima de tudo, acreditem em vocês mesmos. O caminho nem sempre será fácil, mas com perseverança, curiosidade e paixão, é possível alcançar lugares que hoje parecem distantes.”

“Sejam os protagonistas de suas histórias. Sonhem, estudem, trabalhem, persistam, e conseguirão alcançar o inimaginável. Como diria o nosso astronauta brasileiro Marcos Pontes: ‘Você pode ser o que você quiser na vida, desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você’”, diz Verônica, que é exemplo vivo da mensagem.

Há nove anos, em fevereiro de 2016, o Periscópio fez uma reportagem com a professora Verônica quando ela era aluna do Colégio Divino Salvador. Na época, Verônica integrava uma equipe de alunos que obteve participação vitoriosa na VIII Jornada de Foguetes, promovida pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na cidade de Barra do Piraí (RJ).

A equipe que representou o Colégio foi formada pela professora de física Jossiara Moreno, e pelos alunos Gabriel Faus Salussolia, Maria Vitória Vidigal Pacheco e Silva e Ana Luiza da Costa Vieira, além de Verônica.

O post Professora ituana participará de curso em Genebra apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Tambor contendo tinta tomba em caminhão e suja avenida no bairro São Luiz

Museu FAMA promove oficinas para ampliar acessibilidade em espaços culturais