
A tradicional Procissão de Santa Rita de Cássia será o ponto alto da Festa de Santa Rita, que acontece entre os dias 22 e 25 de maio, na Praça da Bandeira, em Itu, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo. O evento, organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária, celebra uma das mais queridas santas da Igreja Católica, reconhecida por sua vida de fé, perseverança e milagres.
A esperada procissão será realizada no domingo (25), às 16h, reunindo fiéis em um emocionante cortejo de devoção pelas ruas do Centro. Pela manhã, haverá Missa Solene celebrada às 9h na Igreja de Santa Rita. A caminhada religiosa atrai todos os anos milhares de devotos que buscam renovar sua fé e agradecer graças alcançadas pela intercessão da santa das causas impossíveis.
A Festa de Santa Rita também conta com uma programação extensa que inclui celebrações litúrgicas, momentos de oração e atrações culturais. Desde o dia 13 de maio, a comunidade participa da Novena de Santa Rita, com encontros diários às 19h, marcados pela Oração do Terço Mariano e a Bênção do Santíssimo Sacramento.
No Dia Litúrgico de Santa Rita de Cássia, 22 de maio, serão celebradas missas às 8h e às 19h, abrindo também o Tríduo preparatório para a procissão, que segue até o dia 24 com missas às 19h. Além da parte religiosa, a festa oferecerá atividades para toda a família, com barracas de comidas típicas. A programação ocorre nos dias 22 e 23, das 18h às 22h, e nos dias 24 e 25, das 10h às 22h.
Quem foi Santa Rita de Cássia?
Nascida em 1381, em Roccaporena, na Itália, Santa Rita de Cássia é conhecida como a “santa das causas impossíveis”. Casada ainda jovem, enfrentou um casamento difícil, marcado por violência e sofrimento, mas nunca perdeu a fé.
Após a morte trágica de seu marido e filhos, ela ingressou no convento das agostinianas, onde viveu em oração, penitência e caridade. Sua devoção à Paixão de Cristo foi tão intensa que, segundo a tradição, recebeu um espinho da coroa de Cristo em sua testa como sinal de sua união com o sofrimento de Jesus.
Canonizada em 1900 pelo Papa Leão XIII, Santa Rita é invocada por fiéis de todo o mundo em momentos de aflição e desespero, sendo símbolo de esperança e persistência. Sua festa é celebrada em 22 de maio, data de sua morte.
O post Procissão de Santa Rita é destaque em tradicional festa religiosa em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.