A Prefeitura de Itu, após quatro meses, publicou no Diário Oficial de quarta-feira, 24, a homologação da concorrência pública do transporte público. A vencedora foi a empresa West Side, do Grupo Belarmino.
O Grupo também é proprietário da Viação Avante e Viação Itu, que está há 20 anos na cidade. Esta última é, atualmente responsável pelo transporte local através de um contrato emergencial.
A empresa é responsável pelos ônibus urbanos de Louveira. A Prefeitura justifica que a empresa foi a que ofereceu o menor preço, mas segundo informações a empresa foi a única a participar.
Polêmicas envolveram o processo: uma audiência pública no dia 31 de março não recebeu público e os vereadores presentes foram proibidos de se manifestar para não “propagar Covid-19”.
Em abril, a Prefeitura autorizou o aumento da passagem para R$ 5.
No dia 12 de julho, ocorreu a primeira fase do certame, mas a Prefeitura não divulgou quais empresas teriam participado.
O prazo de concessão de 15 anos foi aprovado durante longas sessões na Câmara. Os vereadores que apoiam o Prefeito concordaram com o monopólio do setor, o que gerou grande impasse e discussão com os vereadores de situação que consideravam isso ruim para a cidade.
Tarifa Zero
Na segunda-feira, traremos uma reportagem sobre uma cidade que transformou o transporte público em “tarifa zero” e conseguiu diminuir os índices de desemprego e movimentar o comércio local.
O post Prefeitura oficializa empresa que venceu licitação do transporte apareceu primeiro em Jornal de Itu.