in

Prefeitura de Itu informa que assumirá intervenção da Santa Casa

Prefeito Gazzola em reunião com representantes do governo (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Guilherme Gazzola (PL) e a secretária de saúde Janaína Camargo estiveram na Secretaria Estadual de Saúde em reunião com a diretora da (Departamento Regional de Saúde) DRS 16 – Sorocaba Kely Schettini e com o secretário Estadual de Saúde Jean Gorinchteyn.

Na ocasião, ficou definida a requisição administrativa da Santa Casa de Misericórdia por parte do município. Além disso, a Prefeitura informou irá acionar judicialmente a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Itu e a Sociedade Beneficente São Camilo para que sejam responsabilizados em relação aos passivos trabalhistas.

A sucessão do São Camilo na gestão do hospital é uma assunto que vem se arrastando nos últimos meses. A rede deixará a administração da Santa Casa no próximo dia 30 de novembro (segunda-feira que vem). Aventou-se a possibilidade de o Instituto Moriah assumir a gestão, porém a entidade não irá mais – leia abaixo.

Com isso, ficou a dúvida de quem assumiria a gestão do hospital, responsável por diversos atendimentos médicos e cirúrgicos para pacientes de toda a região. Além disso, a questão do passivo trabalhista é uma outra preocupação, com os funcionários fazendo protestos.

Mais informações e detalhes serão divulgados nos próximos dias. Esta matéria será atualizada assim que a reportagem conseguir contato com as demais partes envolvidas.

Sindicato faz audiência

Nesta quarta-feira (25), em audiência de mediação solicitada pelo Sinsaúde, o Instituto Moriah informou que não vai mais assumir a gestão da Santa Casa de Itu. Na ocasião, a empresa informou que estava em conversa com a Prefeitura e o governador do Estado, a fim de buscar uma solução, tendo em vista a gravidade da situação e a apreensão dos cerca de 850 trabalhadores que temem pelo cumprimento de seus direitos.

Por este motivo, o Sinsaúde convoca os funcionários para uma assembleia na sexta-feira, dia 27 de novembro, às 6 horas, para orientar os trabalhadores. “No caso de demissões, a responsabilidade de pagamento das verbas rescisórias é do São Camilo e da Santa Casa de Itu”, diz o presidente da subsede de Itu, Waldir de Marchi, lembrando da importância da participação ativa do Sindicato em toda a transição da gestão da Santa Casa de Itu.

Indefinição pode gerar rescisão indireta ou ação judicial

Na audiência, foi dito pelo procurador que, havendo esse impasse acerca da indefinição do contrato de trabalho dos empregados, há a possibilidade de rescisão indireta do contrato de trabalho, além do manejo de outras medidas judiciais cabíveis, a fim de resguardar o direito de todos os empregados.  

O Sinsaúde, no entanto, aguardará até hoje por um retorno quanto a reunião junto ao Governador do Estado de São Paulo e se reúne com os trabalhadores em assembleia na sexta-feira (27).

Na audiência a atual administração também garantiu que vai honrar com os salários do mês de novembro no quinto dia útil de dezembro e o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no dia 30. “Estamos fiscalizando todos os passos. Nosso papel é não permitir que os trabalhadores sejam prejudicados de alguma forma”, ressalta Waldir.

Com informações do Sinsaúde

O post Prefeitura de Itu informa que assumirá intervenção da Santa Casa apareceu primeiro em .

Segundo turno em 57 cidades mobiliza 38 milhões de eleitores no domingo

26/11: Interrupção emergencial do abastecimento de água em 16 bairros