in

Prefeitura de Itu deve implantar ambulatório com atendimento oncológico ainda em 2024

ONG Mais Vida se consolidou na cidade de Itu, oferecendo atendimentos multidisciplinares a pessoas com câncer (Foto: Divulgação)

O domingo (04) é marcado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de conscientizar sobre o tema, a data também procura aumentar a educação sobre a doença em todo o mundo, bem como influenciar a criação de políticas públicas para o controle do câncer.

Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças, que se caracterizam pela divisão celular contínua e descontrolada e pela capacidade de se disseminar e invadir outros órgãos [metástase].

Ele pode ser causado por fatores externos, seja pelo contato com substâncias químicas, radiação e vírus, como também questões internas, por exemplo, hormonal, condições imunológicas e mutações genéticas do indivíduo.

Estes fatores podem agir em conjunto, ou em sequência, para iniciar o processo de formação do câncer. Além disso, vale destacar que, geralmente, muitos anos se passam entre mutações e/ou exposições a fatores de risco e a efetiva detecção do câncer.

Por isso, a importância de fazer exames e consultas médicas regulares e de estar atento a possíveis sinais que possam indicar que está doente. Um profissional da área poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e iniciar o melhor tratamento para cada situação e estágio da doença.

É importante ressaltar que nem todos os tumores são malignos, os não cancerígenos são chamados benignos. Ainda que não sejam malignos, eles podem causar problemas, como crescerem e pressionarem outros órgãos e tecidos saudáveis, por exemplo.

Em Itu, a  Secretaria de Saúde de Itu oferece aos pacientes serviços de prevenção e diagnóstico de câncer nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Referência da Mulher, no Ambulatório de Especialidades Médicas e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas.

 Os exames para confirmação de casos suspeitos – devido aos investimentos em equipamentos para diagnósticos de imagens, ao serviço do laboratório anatomopatológico e à estrutura do Hospital Municipal -, são realizados no próprio e com brevidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Em casos de confirmação do câncer, o paciente de Itu é encaminhado para o serviço de saúde pública em Sorocaba ou Jaú, onde realiza tratamento específico.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mesma deve implantar ainda no primeiro semestre deste ano um ambulatório com atendimento realizado por médico oncologista a fim de acolher pacientes com diagnóstico de câncer até que eles iniciem o tratamento em uma unidade de referência oncológica. O objetivo desse ambulatório será acolher o paciente e prestar as orientações básicas sobre a doença.

Mais Vida

Além dos serviços oferecidos pelo Poder Público, a cidade de Itu conta também com a ONG Mais Vida, que na última terça-feira (30/01), completou 19 anos de existência. 

“Neste marco de 19 anos, expressamos nossa profunda gratidão a todos os voluntários, doadores, parceiros e apoiadores que têm sido pilares essenciais em nossa jornada”, declara Rogério Gottardi, presidente da ONG.

A fundação da ONG Mais Vida se deu em 30 de janeiro de 2005, a partir de uma vivência pessoal do presidente da instituição. “Minha mãe tinha acabado de falecer por conta dessa doença e eu pude ver de perto as dificuldades que o paciente passa”, relata Gottardi.

Quase duas décadas se passaram e a ONG Mais Vida se consolidou na cidade de Itu, oferecendo atendimentos multidisciplinares a pessoas com câncer. São nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais disponíveis para os assistidos.

Ao longo dos anos, a organização também teve a oportunidade de expandir sua presença e impacto: hoje, são quatro unidades no Estado de São Paulo. A ONG mantém sua sede em Itu e estende suas atividades para Bragança Paulista, Indaiatuba e Votorantim.

“Levar esperança e qualidade de vida para pessoas com câncer é nosso objetivo sempre”, destaca Rogério Gottardi. Para tornar tudo isso possível, o Mais Vida conta com o apoio da sociedade. A instituição se sustenta a partir de doações, patrocínios e convênios com governos e outras instituições.

O Mais Vida aceita doações por meio do PIX: 07.383.523/0001-03. Para mais informações sobre a ONG e como contribuir com sua causa, visite o site da ONG, pelo link https://maisvida.org, ou siga a página do Instagram @ongmaisvida.

O post Prefeitura de Itu deve implantar ambulatório com atendimento oncológico ainda em 2024 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

CSO Ambiental e Prefeitura iniciam troca de contêineres da cidade

Sobe para mais de 600 o número de casos de dengue em Itu