A Prefeitura publicou na Imprensa Oficial nesta quarta-feira, 7, que renova por mais 180 dias a requisição administrativa da Santa Casa de Itu, que seria da Irmandade de Santa Casa. O decreto cita inclusive a requisição da capela do local.
No mesmo documento, a Prefeitura anuncia a requisição também dos móveis da Sociedade Beneficente São Camilo e também móveis e medicamentos da INCS (Instituto Nacional de Ciências e Saúde).
Esta última é atual gestora da Santa Casa, mas no mesmo documento a Prefeitura declara que “o contrato com a INCS foi rescindido nesta data por gravíssimas infrações cometidas pela entidade”.
A Prefeitura ainda afirma que em 12 de fevereiro fez um convênio com o Estado pra repasse de recursos no período de 36 meses – três anos. A Prefeitura então, pretende ser responsável pelo local por todo esse período?
O decreto passa a valer a partir desta quarta-feira, 7, a partir das 19h.
Nova gestora
Em sua página no Facebook, a Prefeitura publicou que “a nova gestora, contratada também em caráter emergencial, será a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, escolhida após pesquisa de preços e comprovação de capacidade para ofertar os serviços.”
“Cabe ainda ressaltar que a licitação para definir a empresa que assumirá em caráter definitivo da Santa Casa está em andamento e transcorre normalmente dentro dos prazos e trâmites legais.”, diz a postagem.
Para o INCS, esta foi uma retaliação já que o Instituto exigiu na justiça o pagamento dos repasses atrasados. “Iremos dar baixa na carteira desses funcionários, este passivo trabalhista é nosso, mas a Prefeitura terá que fazer este repasse, são mais de 7,5 milhões em atraso”
Sem salários
Os funcionários da Santa Casa vivem um pesadelo, em plena pandemia. Após a transição abrupta em 30 de novembro, quando seus cartões foram recolhidos dos pontos e eles foram demitidos, sem aviso prévio. Na ocasião, o Sindicato chegou a dizer que eles haviam sido abandonados.
Muitos aceitaram retornar para o hospital, mesmo com salários menores, através da nova gestora.
Agora, passam por outra transição abrupta. Hoje, dia de pagamento, estão sem salário para levarem para casa e comprarem alimento para os seus filhos, pois como a própria Prefeitura confessa, a mesma não repassou valores para a gestora que não fez o pagamento deles e agora serão, novamente, colocados para fora do hospital…
Nossa solidariedade a esses heróis!
O post Prefeitura, através de decreto, muda gestora de Santa Casa de Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu.