in

Prancha de ituano vira obra de arte em homenagem a Gabriel Medina

Foto divulgada por Eduardo Kobra em seu Instagram com a prancha que virou obra de arte (Foto: Reprodução/Instagram)

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 chegaram ao fim no domingo (11) e deixaram inúmeros momentos marcantes e eternizados em imagens, que já se tornaram históricas. Para os brasileiros, uma foto em especial chamou a atenção: a que o surfista Gabriel Medina parece ‘levitar’ sobre as ondas ao lado de sua prancha, apontando o dedo indicador para o céu.

O registro foi feito pelo fotógrafo francês Jerome Brouillet durante a disputa das oitavas de final do torneio de surfe masculino, em que Medina venceu o japonês Kanoa Igarashi obtendo nas ondas de Teahupoo, no Taiti, a nota mais alta das Olimpíadas (9,90). O surfista brasileiro viria a conquistar a medalha de bronze na competição.

A imagem rodou o mundo e, nas redes sociais, virou meme. Teve também quem tenha feito arte em cima da icônica fotografia. O artista Eduardo Kobra, conhecido por seu estilo “street art”, transformou a foto em uma obra de arte estampada em uma prancha de surf, e divulgou o trabalho em suas redes sociais. 

“Tenho uma coisa em comum com o surfista Gabriel Medina, brasileiro que ganhou bronze na Olimpíada: ambos temos muita fé em Deus. Esta conexão fez com que eu me sentisse privilegiado em eternizar, em uma prancha de surfe, a foto mais icônica destes Jogos Olímpicos, a imagem que o fotojornalista francês Jerome Brouillet fez do atleta. Com esta cena, quero deixar aqui minha homenagem a todos os que estão representando, com dedicação e talento, as cores do Brasil lá em Paris”, escreveu Kobra nas redes sociais.

A homenagem foi elogiada por muitas pessoas, incluindo Medina e Brouillet. “Amei isso”, comentou o fotógrafo francês. “Ficou muito linda! Obrigado pelo carinho, irmão. Deus é bom o tempo todo”, escreveu o surfista brasileiro. 

A arte foi pintada no ateliê de Kobra em Itu, localizado nas dependências do Centro Cultural Fábrica São Pedro. O que muita gente não sabe é que a prancha utilizada foi fornecida por um ituano apaixonado pelo surfe: o diretor financeiro Rodrigo Candini, 45 anos, que hoje mora em Salto e que contou ao JP como essa conexão aconteceu.

Rodrigo explica que conhecia o trabalho do artista somente pela internet, mas é amigo de uma assessora dele, chamada Luana. Kobra precisava de uma prancha para fazer a homenagem encomendada pelo apresentador da TV Globo Tadeu Schmidt, e o ituano era o único surfista próximo que ela conhecia. 

O ituano tinha uma prancha parada há cerca de dois anos e o próprio Kobra foi até a casa dele buscá-la. “Ele é uma pessoa extremamente simples, do bem. Eu sou católico e sei que a religião também faz parte do convívio dele, então a gente teve uma afinidade muito boa desde o início”, conta Rodrigo, que teve a experiência de, junto com seus filhos (Davi, de 9 anos, e Helena, de 6 anos), conversar com o artista.

Ver uma prancha que era sua virar uma obra de arte o deixou realizado. “Até agora estou ‘amarradão’, em um momento de êxtase”, conta Rodrigo, que além de ser fã do artista também admira a carreira de Medina, considerado um ícone do surfe e mestre das ondas grandes. “Para mim é o surfista mais completo do mundo”.

Agora, Rodrigo desfruta da honra de ter participado dessa homenagem a um ídolo. “Fiquei honrado, felizaço, em êxtase até agora. É uma história magnífica que conto para meus amigos e a galera nem acredita”, conta o ituano, que até mandou mensagens para o surfista, o padrasto dele, Charlão, e a irmã Sophia na esperança de conseguir uma camisa de lycra autografada. Nada mais justo para um verdadeiro amante do surfe, que ajudou a viabilizar tal homenagem. Saiba mais sobre o amor de Rodrigo pelo surfe na edição impressa de quarta-feira (14)!

O post Prancha de ituano vira obra de arte em homenagem a Gabriel Medina apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Semana começa com nova frente fria e alerta de geada

“Kombi do ovo” pega fogo em Indaiatuba