in

PGR recorre de decisão de Fachin e diz que condenações de Lula devem ser mantidas

Lula questiona valor da multa de R$ 4,9 milhões e não pede semiaberto
Decisão do ministro Edson Fachin, do STF, anulou as condenações do ex-presidente Lula. Crédito da foto: Nelson Almeida/ AFP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta sexta-feira (12) recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o Ministério Público Federal, a competência da 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Paraná deve ser mantida para processar quatro ações penais contra o ex-presidente – triplex do Guarujá (SP), sítio de Atibaia (SP), sede do Instituto Lula e “doações ao Instituto Lula”.

Segundo a PGR, as condenações e os processos contra o petista devem ser mantidos, “com base na jurisprudência do Supremo, e com vistas a preservar a estabilidade processual e a segurança jurídica”. O recurso é assinado pela a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo e pede que, caso Fachin não reconsidere sua decisão monocrática, o caso seja julgado pelo Plenário do Supremo e que a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba seja mantida.

Subsidiariamente, a PGR solicita que a decisão passe a ter efeitos daqui para a frente, de modo que o Supremo “possa decidir pela preservação de todos os atos processuais instrutórios e decisórios anteriormente praticados pelo Juízo da 13ª Vara de Curitiba”. Caso tal pedido for acatado, só seriam remetidas a outra vara as duas ações ainda não sentenciadas – as relacionadas ao Instituto Lula -, diz o órgão.

Na hipótese de não acolhimento de nenhum dos pedidos anteriores, Lindôra requisita que os processos contra Lula sejam enviados à Justiça Federal de São Paulo, “na medida em que os casos em questão abrangem fatos e valores relativos a imóveis e instituto sediados naquele Estado”.

A PGR entende que, “por terem por objeto crimes praticados no âmbito do esquema criminoso que vitimou a Petrobras, todos os processos estão inseridos no contexto da chamada Operação Lava Jato, e, por tal razão, com acerto, tramitaram perante o Juízo da 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Paraná”. Ressalta, ainda, “que a competência da 13ª Vara de Curitiba perdurou por um longo período de cerca de cinco anos”, registrou a instituição, em nota. (Estadão Conteúdo) 

O post PGR recorre de decisão de Fachin e diz que condenações de Lula devem ser mantidas apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “PGR recorre de decisão de Fachin e diz que condenações de Lula devem ser mantidas” foi publicado em March 12, 2021 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Em momento de indecisão, Ruan pede São Bento focado no Paulista

OMS acrescenta vacina da Janssen na lista das ‘seguras e eficazes’