Aos 83 anos, tem 18 livros publicados, trabalho reconhecido em premiações e menções honrosas
Nascido em Ervália, pequeno município do interior mineiro, Joaquim Rubens Fontes se tornou um gigante quando é o assunto é romance policial. Em paralelo à profissão de bancário e professor, foi na academia que ele embasou a carreira literária para perseguir suas grandes referências, como Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Luiz Alfredo Garcia-Roza e Rubem Fonseca.
PhD em Romance Policial pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), é também mestre e doutor em Letras Vernáculas UFRJ e especialista em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento. Graduado em Jornalismo e Letras, possui, ainda, especializações em Língua Portuguesa e em Ciência da Investigação Criminal.
Aos 83 anos, tem 18 livros publicados, trabalho reconhecido em premiações e menções honrosas. Entre os títulos estão “Nas Cordas do Violão”, vencedor do concurso Letras Brasileiras, em 2015, “O Universo da Ficção Policial”, com a tese de pós-doutorado em Ficção Policial, e “A joia desaparecida: romance policial”, vencedor do Prêmio da União Brasileira de Escritores, em 2015.
A mais recente, “Ambição que Mata”, segue o formato indicado nas pesquisas para a tese de doutorado do autor como a preferida do leitor brasileiro: a construção exata do modelo de romance policial, da contextualização do crime ao desfecho. No enredo, as tentativas de um ex-repórter para descobrir quem assassinou uma professora universitária da PUC, mãe de uma menina de sete anos, encontrada morta dentro do próprio carro.
Ficha Técnica:
Título: Ambição que Mata
Autor: Joaquim Rubens Fontes
ISBN: 979-8671170801
Páginas: 236
Formato: 23×16
Preço: R$ 45
Link de venda: Amazon
Sinopse: Cida é uma professora, que se envolve amorosamente com traficantes perigosos e implacáveis. Quando ela é brutalmente assassinada, Da Mata, um ex-repórter com gosto pela investigação decide ajudar um amigo advogado, na defesa dos espólios da professora, para que sua única filha não fique desamparada. Sem testemunhas, provas ou pistas, e sem contar com a polícia, que apenas assiste, eles terão que enfrentar uma terrível guerra contra o ex-marido, namorados e outros poderosos com interesses escusos pelos bens de Cida.
Site: https://www.joaquimrubensfontes.com.br/
O post Pesquisas e inspirações na carreira do romancista policial Joaquim Rubens Fontes apareceu primeiro em Jornal de Itu.