in

Páscoa, a celebração da vida!

Comemorada em vários países, a Páscoa é sempre celebrada ao longo da primeira lua cheia do equinócio (quando o sol está no seu ponto mais distante ou mais próximo do Equador) da Primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul). Mesmo sendo uma festa móvel, a comemoração da Páscoa tem um período certo para acontecer, entre os dias 22 de março a 25 de abril.

Páscoa se origina da palavra em latim derivada do hebraico Pessach ou Pesach, que significa passagem. Essa passagem é representada no Velho Testamento com a libertação do povo israelita da escravidão, assim, diferentemente dos cristãos, os judeus comemoram na Páscoa a libertação do seu povo do cativeiro no Egito.

Já para  os cristãos, a passagem comemorada é a da morte para a vida,por meio da ressurreição de Jesus Cristo, retratada no Novo Testamento da Bíblia. E é dessa simbologia que surge o coelho da Páscoa, que representa a fertilidade e o surgimento da vida, assim como o ovo, que significa o começo da vida.

Com isso, levando em consideração a tradição católica, durante a Semana Santa são realizadas várias missas e diversas encenações da crucificação e ressurreição de Cristo que são comumente conhecidas como a Paixão de Cristo.

É na Páscoa também que se encerra o período conhecido como Quaresma, iniciado na Quarta-feira de Cinzas, marcado por promessas e penitências realizadas pelos fiéis.

Para os católicos, a Semana Santa, que  a que antecede o Domingo de Páscoa, é a mais importante dentro do ano litúrgico, é nessa semana que acontecem ritos tradicionais como a vigília Pascal, quando os fiéis, incitam diversas passagens das leituras sagradas e do evangelho, que está adornada pelo cumprimento de todas as profecias da vinda do messias e sua ressurreição dos mortos.

Na segunda-feira, durante a missa é proclamado o Evangelho segundo São João, para celebrar o momento em que Jesus anuncia que a sua hora já havia chegado. Na terça-feira, é lembrado a Última Ceia, quando Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro.

Em muitas paróquias, realiza-se a Procissão do Encontro na quarta-feira, retratando o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho, A quinta-feira possui diversas cerimônias e ritos, uma delas é a bênção dos santos óleos, nesta celebração também ocorre o ritual do lava-pés, que recorda o momento em que Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua passagem. A sexta-feira é contemplada a passagem de Cristo crucificado, e assim no sábado é realizada a vigília, em memória a morte de Cristo, para no domingo comemorar a ressurreição de Cristo.

Em Itu, a programação da Semana Santa terá, na quinta-feira, a missa de de Lava-Pés, na sexta-feira, a missa de Adoração à Cruz, no sábado, a vigília Pascal, e no domingo a Missa da Ressurreição.

Paralelamente, acontece a procissão do Enterro na sexta-feira, e a romaria, que acontece tradicionalmente na Estrada Parque,  e no sábado, será realizado o sempre aguardado Estouro do Judas, remodelado para atender as determinações das leis sobre fogos de artifício, mas mantendo os bonecos que representam o Diabo e o Judas.

Erica Gregorio, jornalista, socióloga em formação, escreve periodicamente no seu blog ericagregorio.com

O post Páscoa, a celebração da vida! apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em April 5, 2023.
O post “Páscoa, a celebração da vida!” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

CIS vai construir mais um reservatório de água no Parque

Vacinação contra gripe começa segunda-feira em Itu