in

Paciente refaz exame após mutirão e reclama de diferença absurda em novo resultado

Uma paciente de Itu, de 55 anos, fez um exame oftalmológico em um mutirão na cidade e,  desconfiada do resultado, resolveu refazer o teste. A diferença foi gritante. Problemas parecidos, ou seja de diferença de resultado, também teriam ocorrido com as fitas que medem glicemia.

Sobre a questão do oftalmológico, a paciente faz acompanhamento da especialidade. Com isso, ela foi encaixada para realizar exames durante um mutirão, em dezembro de 2022. Segundo a família, ela reclamou bastante do atendimento, que teria sido feito “de qualquer jeito”.

Ela também reclama que nenhum laudo foi entregue. Em maio, ela foi atendida novamente, agora, pelo Ambulatório de Especialidade Médica. Foi aí que a família percebeu a diferença na prescrição do óculo de uma consulta para outra.

Na primeira consulta, foi constatado que ela tinha quatro graus em cada olho. Já na segunda, poucos meses depois, o resultado foi de 2,5. “Achei um absurdo. O meu era 1.75 na outra vez que fiz. Aí, pedi outro guia para passar no oftalmo, no posto. Deu essa diferença”, conta a paciente.

“Se nós tivéssemos feito os óculos da minha mãe naquela época, nós tínhamos perdido dinheiro. O grau não estava adequado ao que ela realmente precisa”, comenta a filha.

Ao analisar o exame de refração para prescrição de óculos, é possível observar que o emitido durante o mutirão não tem qualquer anotação no se que refere ao cilíndrico a ao eixo. 

Leitores de glicose

Outro relato relacionado a problemas na saúde recebido pelo Jornal de Itu também chamou a atenção. Moradores estão constatando diferença nos resultados das fitas distribuídas pela Prefeitura de Itu e as vendidas na rede privada de farmácias.

Essa fita, também conhecida como  tira de glicemia, é uma das partes do aparelho de glicemia e contém reagentes químicos. Quando combinados com a glicose presente na gota de sangue, essa combinação possibilita fazer a leitura da taxa de glicemia na corrente sanguínea.

Os pacientes contam que o resultado apresenta grande variação, para mais ou para menos. A reportagem apurou ainda que a Secretaria de Saúde da cidade já recebeu mais de uma reclamação do tipo.

Questionamos a Secretaria de Comunicação da Prefeitura sobre as situações acima, mas a Prefeitura não se manifestou.

O post Paciente refaz exame após mutirão e reclama de diferença absurda em novo resultado apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em May 30, 2023.
O post “Paciente refaz exame após mutirão e reclama de diferença absurda em novo resultado” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

 Sebrae-SP abre inscrições para candidatos a palestrantes na Feira do Empreendedor 2023

Paróquia realiza missa de 20 anos de falecimento de Monsenhor Camilo Ferrarini