in

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre 3º Festival de Inverno

Músicos integram a agenda do evento com três concertos, incluindo apresentação da Orquestra Jovem

As Orquestras Sinfônica de Indaiatuba e Orquestra Jovem de Indaiatuba integram a programação do 3º Festival de Inverno do município com início neste sábado (10). Os concertos acontecem nos dias 10, 24 e 30, sempre às 20h, por transmissão on-line. Para solar nestes concertos foram convidados o violonista Rafael Thomaz e o violinista Cármelo de Los Santos.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre o Festival neste sábado, 10, às 20h, com um ar mais intimista e repertório escrito, majoritariamente, para orquestra de cordas. Sob a direção artística e regência do maestro Paulo de Paula, os músicos executarão obras de compositores brasileiros como Ernesto Nazareth, Capiba, Adauto Santos, Cesar Frank e o compositor indaiatubano Nabor Pires de Camargo.

Além disso, para apresentar o Concerto em Ré Maior RV 93 (para violão e orquestra de cordas), do italiano Antonio Vivaldi, a orquestra convidou o violonista Rafael Thomaz, doutor em música pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e dono de uma extensa experiência musical na música erudita e na música popular. Em sua discografia, coleciona três álbuns autorais: Paisagens Interiores (2015), Ainda dá tempo? Rafael Thomaz Septeto (2018) e Invenções para violão e percussão (2019).

Já a Orquestra Jovem de Indaiatuba assume o papel de explorar a conexão da música através da história no concerto realizado no dia 24. Essa busca se desenvolve a partir de uma abordagem da obra de artistas de diferentes séculos, em que os sucessos da banda inglesa The Beatles se mesclam com dois grandes compositores também europeus, o londrino Henry Purcell e o italiano Vivaldi. A direção artística e regência é do maestro Felipe Oliveira.

Por fim, no dia 30, a Sinfônica retorna, desta vez com a peça As Quatro Estações Portenhas, do compositor argentino Astor Piazzolla. Dividida em quatro movimentos – Verão Portenho (1964)Outono Portenho (1969)Primavera Portenha e Inverno Portenho (1970) – esta obra icônica e carregada de influências do tango e do jazz é frequentemente apontada como um contraponto moderno da célebre As Quatros Estações, de Vivaldi.

O violinista Cármelo de los Santos é o convidado especial deste concerto, trazendo uma grande bagagem como solista, camerista e pedagogo. O músico já foi convidado para solar em mais de 40 orquestras, de várias nacionalidades, e atuou com renomados regentes. Atualmente, toca um violino J.B. Vuillaume de 1828. A experiência de Cármelo e a direção artística e regência do maestro Paulo de Paula se somam à beleza desse espetáculo, que será transmitido da Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Como assistir? Para prestigiar basta acessar, na data e no horário das apresentações, o site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e buscar a aba ‘Cultura Online’, disponível neste link. A realização dos concertos é da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba e da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI).

Sobre a AMOJI

A AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Em 2019 promoveu o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reuniu uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo o País.

A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) e a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Orquestra Jovem de Indaiatuba
Festival de Inverno de Indaiatuba – Temporada virtual 2021
Datas: 10, 24 e 30 de julho
Horário: 20h 
Onde assistir: clique aqui

O post Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre 3º Festival de Inverno apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Preso há mais de seis meses, defensor de sobreviventes de chacina afirma ser vítima de armação

Tudo o que você precisa saber: PL da Grilagem