A reportagem do Periscópio foi procurada por funcionárias da unidade ituana da empresa AlmavivA do Brasil, uma das maiores no setor de relacionamento com o cliente.
De acordo com as reclamantes, as mesmas não tiveram prazo suficiente para enviar ao sindicato da categoria [Sintetel – Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo] uma carta de oposição à taxa de fortalecimento (três parcelas de 1% do salário-base), utilizada para a manutenção do mesmo.
Segundo uma das funcionárias, que preferiu não se identificar, “tínhamos até o dia 30 de janeiro para enviar a carta, porém quando enviei no dia 26, não estavam mais recebendo”. De acordo com a operadora de telemarketing, a funcionária do sindicato responsável em receber as cartas na unidade de Sorocaba estava afastada por motivos de saúde. “Com isso, teríamos que nos deslocar para Campinas ou Sorocaba, em outras unidades do sindicato, para levar a carta”.
Segundo ela, é um grande absurdo, em plena pandemia, ter que fazer um deslocamento desses. “Deveriam aceitar a carta digitalmente ou então deveriam ter nos comunicado com antecedência. Agora, eles não fazem a parte deles e vão nos cobrar”, desabafa outra funcionária que, temendo represálias, preferiu o anonimato.
O JP esteve em contato com o Sintetel, que por meio de seu departamento de comunicação explica que a taxa de fortalecimento é utilizada pelo sindicato para manutenção de todos os seus serviços em defesa da categoria, como atendimento jurídico, colônias de férias, clubes de campo, promoções culturais, descontos em faculdades, negociações de Acordos e Convenções Coletivas, entre outros benefícios que o Sintetel oferece ao trabalhador.
“Tal custeio é de extrema importância para o sindicato e para os direitos dos trabalhadores, porém aqueles que quiseram manifestar sua oposição tiveram a oportunidade no período de até 30 dias contados da data-base, ou seja, de 1º de janeiro de 2022 a 30 de janeiro de 2022. Tempo este mais do que suficiente para tal oposição”, acrescenta nota.
“Vale lembrar que a manutenção do sindicato é a garantia de reajustes salariais, participação nos lucros e resultados, remunerações variáveis, vales refeição e alimentação, plano médico, entre outros benefícios que agregam valores na remuneração dos trabalhadores”, prossegue. “Além disso, esta informação ficou disponível no site por 90 dias, além de ser amplamente divulgada por boletins impressos pelo sindicato”, conclui.
O post Operadores de telemarketing reclamam de sindicato apareceu primeiro em .