in

OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19

O Brasil deve receber 1,6 milhão de doses da vacina da AstraZeneca/ Oxford. Crédito da foto: Justin Tallis/ AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta segunda-feira (15) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. O anúncio foi feito poucos dias depois que seus assessores concluíram que o imunizante era recomendável para idosos e contra as variantes do novo coronavírus, como a sul-africana, a britânica ou a brasileira.

A vacina é a principal aposta do governo federal para a imunização da população brasileira. Por meio da Covax Facility, aliança da OMS para a distribuição igualitária de vacinas contra a Covid-19 entre os países, o Brasil deve receber 1,6 milhão de doses da vacina no primeiro trimestre deste ano, número que corresponde a 15% da quantia prevista no primeiro lote.

Das 10.672.800 de doses programadas, entre 4,4 e 6 milhões devem ser entregues no segundo trimestre (42 a 56%). O fornecimento do restante deve ser feito no segundo semestre do ano. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem parceria com a farmacêutica e com a universidade para desenvolvimento do imunizante no Brasil.

O documento com as 337,2 milhões de doses a serem distribuídas no primeiro e segundo trimestres deste ano, sendo algumas doses no segundo semestre do ano, foi divulgado no último dia 3 de fevereiro e se refere às 336 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, sendo 240 milhões deste total licenciadas pelo Instituto Serum da Índia e 1,2 milhão de doses do uso emergencial da OMS da vacina Pfizer-BioNTech.

As doses distribuídas pelo consórcio cobrirão, em média, 3,3% da população total dos 145 países participantes. Até o fim de 2021, o acordo do Brasil com a Covax Facility estima que sejam enviadas 42,5 milhões de doses ao País. Em média, dois bilhões de doses da vacina serão distribuídas em 2021 para 92 países pobres.

Nesta segunda-feira (15), a organização sinalizou que a aprovação se aplicará para as duas versões da vacina da AstraZeneca fabricadas em colaboração com dois sócios da farmacêutica sueco-britânica: o Instituto Serum da Índia e a empresa sul-coreana SKBio. (Estadão Conteúdo) 

O post OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19 apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19” foi publicado em February 15, 2021 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Após viralizar em post da Unicef, médica de Sorocaba continua caminho em prol da vacina

Itu tem 164 óbitos por Covid-19 e passa dos 6 mil vacinados