in

Obras da nova Delegacia de Defesa Mulher de Itu estão previstas para iniciar em setembro

Atual sede da DDM passou por melhorias estéticas e funcionais para melhor atendimento (Foto: Daniel Nápoli)

Encerrando o “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, a reportagem conversou com autoridades da cidade para saber como está a situação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itu. Recentemente, a atual sede da DDM, situada no Bairro Brasil, passou por melhorias. Enquanto isso, as obras para a construção da nova sede estão prestes a iniciar.

Delegada Titular de Polícia Civil de Itu, Dra. Márcia Pereira Cruz comentou ao JP. “Foi muito importante [a melhoria na atual sede], pois tornou o ambiente mais agradável e propício para o atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência. O ambiente está mais acolhedor. Foi feita a manutenção através do Secom [Sindicato dos Comerciários de Itu e Região], do Luciano [Ribeiro], que é um grande colaborador não só da polícia, mas de outras instituições da cidade.”

“Com relação à sede própria, já está bem adiantado. Já tem a verba destinada para construção dessa sede própria e está em vias de iniciar. Vai ser demolido o anexo ao lado da Delegacia onde funcionava o Ciretran. Será ainda mais adequado para o atendimento. Vai ter uma brinquedoteca e uma sala para serviço social. Vai ficar muito boa a nova Delegacia”, acrescenta a autoridade.

Delegada de Defesa da Mulher de Itu, Dra. Daniela Barreto da Silva, também falou sobre as melhorias do atual prédio da DDM. A autoridade explica que o local passou por recentes melhorias estéticas e funcionais tendo em vista um melhor atendimento e acolhimento ao público. 

“Além disso, a Delegacia Central do Município de Itu conta com a chamada “Sala Lilás”, um espaço destinado exclusivamente ao atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar que busquem os serviços da Polícia Civil durante os plantões (no período noturno e aos finais de semana).”

 “Trata-se de uma medida concreta que cumpre, efetivamente, a necessidade de atendimento em período integral dessas mulheres, dentro do “Projeto DDM’s 24 horas”, implementado pelo Estado de São Paulo”, acrescenta Dra. Daniela. A delegada comenta ainda que a DDM possui em média 60 ocorrências por mês, com aproximadamente 75% delas com pedido de medidas protetivas de urgência.

A reportagem também esteve em contato com o Governo do Estado de São Paulo, que por meio da Secretaria de Segurança Pública informou em nota que o projeto para a construção da nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itu, que será instalada na Rua Floriano Peixoto, no Centro, está em fase final de licitação. A previsão é de que as obras tenham início em setembro.

O post Obras da nova Delegacia de Defesa Mulher de Itu estão previstas para iniciar em setembro apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Votação de projetos de empréstimos gera bate-boca no Legislativo

Cabos são furtados na sede da CIS em Itu