
A Ordem dos Advogados do Brasil – 53ª Subseção de Itu (OAB-ITU) completará, em 2026, 50 anos de atuação institucional, consolidando-se como uma das mais importantes entidades representativas da advocacia e da sociedade ituana. Fundada em 10 de abril de 1976, a Subseção chega ao seu cinquentenário com uma trajetória marcada pela defesa das prerrogativas profissionais, pela promoção da cidadania e pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
A solenidade de instalação da OAB-ITU ocorreu no Salão do Júri do Fórum “Juiz Antonio de Souza Barros”, com a presença de autoridades civis, judiciárias e militares, conselheiros da OAB Seção de São Paulo, representantes de subseções vizinhas, advogados, professores e alunos da Faculdade de Direito de Itu. Na ocasião, foi empossada a primeira diretoria da Subseção, tendo como primeiro presidente o advogado Dr. Ermelindo Maffei, que deu início à história institucional da Ordem em Itu.
Ao longo de quase cinco décadas, a OAB-ITU foi conduzida por diferentes presidentes, que, cada um à sua época, contribuíram para o fortalecimento da entidade e para a valorização da advocacia local. Após o mandato inaugural, a presidência foi exercida pelos advogados Dr. Francisco Aluízio Gazzola, Dr. Umberto Di Ciero, Dr. Getúlio Valdir Lett, Dr. Edward Gabriel Acuio Simeira, Dr. René Pascoal Liberatore, Dr. Eduardo Felipe Soares Tavares, Dra. Vivian Medina Guardia, Dra. Liliane Gazzola Faus, Dr. Rodrigo Tarossi e Dr. André Carneiro Brissa, compondo uma linha de continuidade institucional que consolidou a OAB-ITU como entidade respeitada e presente na vida jurídica e social do município.
Atualmente, a OAB-ITU é novamente presidida pelo advogado Rodrigo Tarossi, que tem a responsabilidade e a honra de conduzir a Subseção justamente no período em que se iniciam as comemorações de seus 50 anos. Para o presidente, chegar ao cinquentenário representa não apenas celebrar o passado, mas inaugurar um novo ciclo de fortalecimento da advocacia e de aproximação com a sociedade ituana.
Saúde mental
Como marco central das comemorações, a OAB-ITU definiu que a saúde mental da advocacia será o tema condutor dos 50 anos. A iniciativa busca promover reflexão, acolhimento e conscientização sobre o cuidado emocional dos profissionais do Direito, por meio de ações institucionais, sociais e capacitativas ao longo de todo o ano de 2026.
A programação comemorativa incluirá eventos, campanhas e atividades voltadas à valorização da advocacia e ao fortalecimento do vínculo entre a Ordem e a sociedade, com uma agenda pensada para estar à altura da grandeza da advocacia ituana e da relevância histórica da OAB-ITU no município.
Ao completar 50 anos, a OAB-ITU reafirma seu papel como protagonista institucional, defensora das prerrogativas profissionais e agente ativo na construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.
O post OAB-Itu celebra 50 anos de atuação em 2026 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.