A falta de água em diversos bairros nos últimos dias em Itu (SP) foi tema de praticamente toda a Palavra Livre da sessão de terça-feira (3). Os quatro vereadores da oposição usaram seu direito de fala e, da situação, apenas o vereador Marcos Moraes.
Os outros, incluindo o presidente da Câmara, Mané da Saúde, e o líder de Governo, Normino da Rádio, não usaram a Palavra Livre.
O vereador Ortiz relembrou a manifestação do Portal do Éden (foto). “Fui chamado ao local porque foram abertos diversos protocolos na CIS e as explicações eram sempre genéricas após 10 dias sem abastecimento. Muitas mães relataram que os filhos pequenos estavam sem banho há dias. Alguns relatos não dá nem para replicar aqui. A CIS disse que naquela mesma noite a água voltaria, mas o descrédito da CIS é tão grande que os moradores não acreditaram”, disse.
“Fui até a estação de água para poder entrar e ver a água sendo tratada”, prosseguiu, “O funcionário disse que recebeu ordens para não deixar ninguém entrar. Felizmente a água chegou no dia seguinte. Logo, logo vão anunciar outro rodízio. Certeza. Tem chovido pouco. Tudo leva a crer que já estamos sofrendo desabastecimento na cidade. Até a CIS admitir, demora. Espero estar errado, mas tudo sinaliza que vai começar tudo de novo. Ou melhor, já começou.”
“Estelionato eleitoral”
Os vereadores Patricia da Aspa, Galvão e Maria Piunti também falaram do desabastecimento. “A gente chega a ser repetitivo. O que que tá acontecendo? Além de ficar sem água muitos dias, o descaso é muito grande quando ligam na CIS, que diz que não tem problema nenhum”, diz Patricia. “É isso que está acontecendo. As pessoas ligam e ficam revoltadas. Deixo aqui o meu apelo ao senhor Reginaldo, que olhe pelos munícipes, pelas pessoas”, completou. Galvão endossou. “Estamos sempre batendo na mesma tecla, principalmente no atendimento ao consumidor e as famosas desculpas esfarrapadas ao cidadão. Que possamos continuar a falar desse assunto porque a população tem nos procurado.”
A vereadora Maria Piunti relembrou as palavras do prefeito. “É um absurdo porque nem mesmo terminamos o rodízio e já não temos água. O que é pior e lamentável. O povo tem que lembrar-se a mentira que foi veiculada na eleição, um estelionato eleitoral, que Itu tinha segurança hídrica. Um ano após essa declaração do prefeito, teve aquela grande falta de água”, disse. “Este ano nem mesmo chegou o período de estiagem, que começa em agosto, setembro, e já estamos vivenciando essa falta de água. Vários bairros da cidade estão ficando sem água. Vou continuar falando aqui da mentira que o prefeito lançou na eleição de 2020 para conquistar sua reeleição”, completa.
Manifestação no Portal do Éden
Na terça-feira (26), durante três horas, moradores do Portal do Éden travaram o trecho da Rodovia Waldomiro Côrrea de Camargo, que liga Itu a Sorocaba, pedindo água. Os manifestantes gritavam palavras de ordem; “Gazzola, chega de brincadeira, queremos água na torneira”. Foram horas de protesto com a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar, conforme mostrou o Jornal de Itu, inclusive ao vivo do local.
O post Novo racionamento de água deve começar em breve, dizem vereadores da oposição apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em May 4, 2022.
O post “Novo racionamento de água deve começar em breve, dizem vereadores da oposição” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu