in

Novembro Laranja: campanha nacional alerta sobre zumbido

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido visa divulgar o assunto durante todo o mês de Novembro.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 258 milhões de pessoas apresentam zumbido. No Brasil estima-se 28 milhões. Em um estudo recente realizado em São Paulo, SP, de 1960 pessoas, 22% referiram sofrer de zumbido.

O zumbido pode ser definido como um som nos ouvidos ou na cabeça sem que haja uma fonte sonora externa. Geralmente ele é descrito pelo paciente como: “Um barulho parecido com apito, grilo, chiado, cachoeira, abelha, panela de pressão, etc.”

O zumbido afeta todas as idades, mas a ocorrência aumenta com o avançar da idade e é considerada um sintoma de algum problema auditivo ou originado em outros órgãos. Dentre as possíveis causas estão as alterações metabólicas, hormonais, cardiovasculares, neurológicas, odontológicas, psicológicas e musculares.

Se você tem algum sintoma de zumbido, procure um médico otorrinolaringologista o quanto antes para investigar o que está afetando o seu sistema auditivo. Saiba que existem vários tratamentos que podemos melhorar ou até mesmo eliminar o zumbido, portanto a investigação da causa é fundamental. O tratamento precoce pode fazer a diferença na recuperação do ouvido e da qualidade de vida.

É fundamental que o indivíduo portador de zumbido ou ainda intolerante a sons saiba que isto ocorre principalmente em ouvidos mais vulneráveis, portanto os sintomas não podem ser ignorados, constituindo um alerta para investigação médica.

Em Itu, a Microsom possui tratamentos que aliviam a percepção do zumbido. Mais informações: R. Santa Rita, 123 – Centro, Itu – SP, ou pelo telefone (11) 4023-2336.

 

Campanha Nacional

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006 pela médica Tanit Ganz Sanchez, para divulgar o assunto durante todo o mês de Novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11).

Com o tempo, a campanha ficou conhecida como Novembro Laranja e em 2017, dois tipos de intolerância a sons, a Misofonia e a Hiperacusia, também passaram a ser divulgadas no Novembro Laranja, ganhando seus respectivos dias de conscientização (12/11 e 13/11). A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre o aumento dos problemas auditivos em todas as idades, causados entre outros, pelo aumento da poluição sonora e níveis de ruídos nas grandes cidades e ainda visa motivar profissionais da saúde a abraçarem esta causa.

(Imagem e informações: Microsom)

O post “Novembro Laranja: campanha nacional alerta sobre zumbido” foi publicado em November 18, 2019 e pode ser visto originalmente na fonte Jornal de Itu

Aprovado projeto que permite prisão domiciliar para mulher presa que amamenta

Avião com 30 quilos de drogas faz pouso forçado em Elias Fausto