O Dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado em 8 de maio, em alusão ao nascimento do artista plástico ituano Almeida Júnior. Mas o que há de especial nesse artista para representar todos os grandes nomes das artes plásticas brasileiras? É o que nos revela a versão digital desta publicação, oferecida gratuitamente pela Fox Tablet.
Rito de passagem, vinho e pincéis. “O Tempo Cobrindo a Beleza”, escrita por Oséas Singh Jr., mergulha na atmosfera da Paris do século XIX, explorando a iniciação do pintor brasileiro Almeida Júnior na École des Beaux-Arts. Com linguagem evocativa, o leitor é convidado a espiar por trás das cortinas da École: rituais secretos, as tradições e a zombaria da vida acadêmica oferecem uma visão curiosa do universo artístico.
A narrativa destaca-se pela riqueza histórica. Com tema universal e estilo envolvente, o título O Tempo Cobrindo a Beleza sugere uma reflexão sobre a efemeridade da arte, da condição humana e a importância do legado cultural. Resultado de pesquisa realizada no Centre d’accueil et de recherche des Archives Nationales da École des Beaux-Arts, em Paris, a novela “O Tempo Cobrindo a Beleza” chega ao público mais de duas décadas após ser esboçada.
“Essa pesquisa ramificou-se no convite para a pós-graduação em História da Arte e da Cultura da Unicamp, na contribuição para a novela ‘Terra Nostra’, da Rede Globo, e no presente trabalho. Até chegar nesse texto final, entre um projeto e outro, passei vinte e cinco anos pesquisando e reescrevendo o esboço inicial. Queria criar uma imersão, sem anacronismo e glamour criado pela história positivista. Creio que alcancei esse objetivo”, afirma Singh Jr., que é escritor, jornalista, Mestre em História da Arte e da Cultura e autor de diversos livros.
O post Novela sobre Almeida Júnior revela rituais secretos nos ateliês de Paris apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.