in

Notas do Ideb em Itu ficam abaixo de meta

As notas de Itu (SP) no Ideb, índice que avalia a educação no Brasil, ficaram abaixo das metas estabelecidas em dois dos três setores.

Para os anos iniciais do fundamental, a cidade obteve a nota 6, dentro da meta do Ministério da Educação.

Nos anos finais do ensino fundamental, porém, a nota ficou em 5,1, abaixo dos 5,5 que eram a meta.

No ensino médio a situação é ainda pior. A cidade obteve nota de 4,5 no Ideb, sendo que a meta era de 5,2.

No histórico do Ideb para os anos iniciais, Itu teve nota de 5 em 2005, em seguida foi para 4,9 em 2007 e para 5,3 no Ideb de 2009. A

evolução das notas foi para 5,2 em 2011, 5,6 no ano de 2013, depois para 5,9 em 2015 e chegou a 6,3 em 2017. A nota caiu para 6,1 no último Ideb, em 2019. A projeção para este ano era de 6,9.

Para os anos finais do ensino fundamental, Itu teve 4,2 no Ideb de 2005 e depois seguiu com 4,1 em 2007, 4,3 em 2009, 4,5 em 2011, 4,5 em 2013, 4,8 em 2015, 5 em 2017 e 5,3 em 2019, recuando agora para 5,1. A projeção de nota para a cidade do Ministério da Educação era de 6,1 neste ano.

No caso do ensino médio, Itu teve nota de 4,1 em 2017 e o Ideb de 2019 foi de 4,5. Esperava-se que a cidade atingisse 4,5 neste ano, o que foi cumprido, mas ficou abaixo do que espera o Ministério da Educação para estes anos da educação.

Escola por escola em Itu

A maior nota entre as escolas municipais ficou com a unidade Maria Aparecida Trabachini Navarro (7,2 – foto) e a menor nota foi registrada na escola Maria Cristina Castanho Mendes Pereira (4,9). Ainda foram divulgadas as notas das escolas Rachel Steiner (6,3), Carolina de Moraes (5,9), Camilo Ferrarini (5,6), Walter Friedrich (6,1), Segundo Lorenzetti (6), Fazenda Curumim (5,5), Antonio de Paula Leite (5,9), Aparece Beatriz Cristofeletti (6,1), Convenção de Itu Rede Saber (6,4), Firmino Octavio (6,1), Cid Rocha (6,4), Olga Benario (5,5), Padre Bento (5,8), Rotary Itu Terras de São José (5,1), Ermelinda Silveira (6,4), Dr. Francisco Ursaia (5,9) e Lourenço Carmignani (5,9). As escolas Camping Santa Fé, Marcio João Arruda, Marilze Calil, Anthenor Fruet, Mercia Maria e Dona Gabriela Emilia Correa, não atingiram o número de alunos necessário para divulgação de notas.

No ensino médio, entre as estaduais, a maior nota foi da escola Rogério Lazaro Tocceton (6,2) e a pior nota da escola José Leite Pinheiro (4,2). Foram divulgadas também notas das escolas Salahiel Vaz (4,8), Benedito Lazaro (5), Pery Guarany (5,6), Priscila de Fátima (4,6), Sylvia de Paula (5,0), Bene Teixeira (5,1) e Mercia Maria Cazarini (4,6).

O que é o Ideb

O Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações. Os resultados do Ideb 2021 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Saeb 2021 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2021. O cálculo do Ideb 2021 segue a mesma metodologia proposta em 2007 e que vem sendo utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador.

O post Notas do Ideb em Itu ficam abaixo de meta apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em October 13, 2022.
O post “Notas do Ideb em Itu ficam abaixo de meta” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

#9 Spaces – Precisamos falar sobre a Amazônia

14/10: Pq. América – Interrupção emergencial do abastecimento de água