
A chegada do “Natal Mágico de Itu” iluminou não apenas as praças da Matriz e do Carmo, mas também o otimismo dos comerciantes do Centro, que já registram aumento no fluxo de visitantes e nas vendas após a inauguração da decoração natalina deste ano. Com luzes, árvore gigante, áreas instagramáveis e programação especial, o clima natalino devolveu às ruas a circulação de famílias, turistas e consumidores — cenário bem diferente do registrado no ano passado, quando nenhuma luz de Natal foi acesa na cidade.
Ao Periscópio, o prefeito Herculano Passos (Republicanos) destaca a importância do evento para a economia e para o espírito comunitário. “O Natal Mágico de Itu é um momento muito especial para nossa cidade, pois reforça valores de união, esperança e convivência, além de impulsionar o turismo e beneficiar o comércio local. A expectativa para este ano é muito positiva, com grande participação da população e visitantes”, afirma.
A reportagem questionou a Prefeitura a respeito de uma possível decoração natalina na região do Pirapitingui. Em nota, a administração municipal informa que “devido às restrições financeiras deixadas pela gestão anterior, a possibilidade de uma decoração natalina na região do Pirapitingui ainda está em análise. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, estuda alternativas viáveis para atender também essa região”, completa.
Impactos
Lojistas do Centro relatam que a retomada da decoração natalina teve impacto direto nas vendas, especialmente no período noturno. Frederico Pace Francischinelli, de 44 anos, proprietário de uma sorveteria na Praça da Matriz, comemora: “A expectativa está muito boa. A decoração está bem feita, de qualidade, e isso atrai pessoas não só de Itu, mas de outras cidades. Quanto mais gente circulando, melhor para todos os ramos. Em relação ao ano passado, a expectativa de vendas é um aumento entre 30% e 50%.” Ele destaca ainda que, com o movimento crescente, já estendeu o horário de atendimento. Desde o dia 14 estamos atendendo até às 20h.”
O comerciante Fábio Luis Iarussi, 61 anos, que possui um trailer de lanches na Praça da Matriz, também aprovou a decoração e está otimista. “Ficou muito bonito. A população gostou e o comércio está fluindo bem. Vai ser um Natal feliz.” Segundo ele, as vendas já registram 50% de aumento. Fábio lembra ainda de uma cena marcante. “Um casal de idosos comentou que estava triste porque no ano passado não pôde trazer os netos para ver a praça. Agora, estão felizes de poder voltar.”
A população também aprova a ambientação natalina. Para Luana Castilho dos Santos de Oliveira, 24 anos, assistente de lazer, o visual encantou: “Gostei bastante, a praça ficou bem enfeitada. Ainda não pude vir à noite, mas estou planejando para ver a árvore acesa.”
Já o promotor de eventos Adilson Senhorinho, 50 anos, vê na iniciativa um benefício para toda a cidade. “Vai trazer bastante turista e oferece uma diversão a mais. Podemos sair com a família e com as crianças à noite.”
O evento, realizado pela Rieser Produções Artísticas, ocorre sem custos para a Prefeitura e conta com apoio de empresas patrocinadoras, como Kia Motors, Starrett, Maggi, Cobrecom, Day Pharma e Cacau Show, além de apoiadores como Lorenzon Locadora, Ensiva X, Tenda Atacado e Plaza Shopping Itu. A programação segue até 4 de janeiro, mantendo iluminação e atrações nas Praças da Independência (Carmo) e Padre Miguel (Matriz).
ACII faz ação
A programação natalina no Centro conta também com a participação da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII), com o evento “Natal Encantado”, que acontece nos dias 5, 12 e 19 de dezembro, das 18h às 21h. O Papai Noel percorrerá as ruas Floriano Peixoto e Santa Rita, distribuindo doces, posando para fotos e interagindo com personagens temáticos.
A iniciativa busca estimular a circulação de famílias e fortalecer as vendas do comércio local. “É uma oportunidade para trazer as crianças, reunir a família e viver a magia do Natal no coração da cidade”, destaca a ACII em nota.
O post “Natal Mágico de Itu” ilumina o Centro e impulsiona vendas do comércio local apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.