in

Mutirão de castração atenderá a região da Vila Hortência em dezembro

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro, no Parque dos Espanhóis. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

O mutirão de castração gratuita de cães e gatos de Sorocaba terá mais uma etapa em dezembro. Desta vez, 12 bairros da região da Vila Hortência serão contemplados.  As inscrições serão realizadas na próxima semana, de 27 a 29 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Parque dos Espanhóis.

A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba e tem por objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças. A castração também promove a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

Os moradores interessados em castrar seus animais de estimação devem levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome, no ato da inscrição. As vagas são limitadas.

Leia mais  Conheça os mitos e verdades sobre a castração de cães e gatos

 

Importância de comparecer

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela ação, enfatiza a importância de que os inscritos compareçam no dia e horário agendado para a cirurgia.

Na última etapa do mutirão, realizado na região da Vila Haro, tutores de 101 animais não compareceram. Com a ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, o tutor ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

Bairros contemplados

Os bairros contemplados nesta etapa do mutirão serão: Vila Hortência, Além Ponte, Vila Assis, Vila Cristal, Vila Isabel, Vila Matielo, Vila Piedade, Vila Pinheiros, Jardim Gutierres, Jardim Rosária Alcoléa, Residencial Villagio Sola e Jardim Prestes de Barros.

Um dos objetivos da castração é reduzir a população de animais de rua. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

Segundo a Prefeitura, o microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Secom (09/01/2019)

Cirurgias de castração

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro no Parque dos Espanhóis, localizado à rua Campos Salles, sem número, na Vila Assis. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos.

O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a V8.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o cidadão esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Mais informações sobre a castração podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)

O post Mutirão de castração atenderá a região da Vila Hortência em dezembro apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum ministro fará parte de novo partido, diz Bolsonaro

Maioria dos estados não têm laboratórios para identificar agrotóxicos em alimentos